MÚSICO EEAR - 60 QUESTÕES COM GABARITO

01. (EEAR) - Para facilitar a leitura das notas escritas em linhas e espaços suplementares, usa-se o(a) 
 a) legato. 
 b) staccato. 
 c) fermata. 
 d) linha de 8ª

02. (EEAR) - As notas que formam as duas escalas relativas são as mesmas, com exceção do _____________________, que possui alteração acidental ascendente. 
 a) VII grau do modo menor 
 b) III grau do modo menor 
 c) VII grau do modo maior 
 d) III grau do modo maior

03. (EEAR) - Assinale a alternativa com a afirmação incorreta.
a) Fá maior e Fá menor são tons vizinhos diretos. 
b) Lá menor e Fá maior são tons vizinhos indiretos. 
c) Dó maior e Dó menor são tons próximos. 
d) Mi maior e Fá maior são tons afastados. 

04. (EEAR) - Assinale a alternativa com a afirmação incorreta. 
a) As escalas cromáticas podem ser do modo maior ou menor. 
b) As escalas cromáticas são formadas por intervalos de semitons diatônicos e cromáticos. 
c) Nas escalas cromáticas, a subida apresentará sempre todas as alterações ascendentes, e a descida apresentará sempre todas as alterações descendentes. 
d) As escalas cromáticas serão do modo maior quando o intervalo formado pela tônica e a mediante, e pela tônica e a superdominante for maior.

05. (EEAR) - Assinale a alternativa que completa a lacuna abaixo. 
A escala de ________ é modelo das escalas do modo menor. 
a) Dó menor 
b) Lá menor 
c) Dó maior 
d) Lá maior

06. (EEAR) - Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto abaixo. 
 Intervalos ________ são aqueles que não pedem resolução sobre outro intervalo.
a) melódicos 
b) consonantes 
c) dissonantes 
d) harmônicos

07. (EEAR) - Das vozes apresentadas abaixo, qual a mais aguda na extensão das vozes corais?
a) meio soprano. 
b) contralto. 
c) soprano. 
d) tenor. 

08. (EEAR) - Em se tratando de vozes corais, qual das alternativas apresenta respectivamente a nota mais grave da tessitura normal do baixo e a nota mais aguda da tessitura normal do tenor?
a) Fá 1 e Lá 3 
b) Fá 1 e Lá 2 
c) Sol 1 e Lá 3 
d) Sol 1 e Lá 4

09. (EEAR) - Quais os harmônicos da série harmônica ascendente que formam o acorde de 7ª da dominante? 
a) 2º, 3º, 4º e 6º. 
b) 3º, 4º, 6° e 7º. 
c) 4º, 5º, 6º e 7º. 
d) 5º, 6º, 7º e 8º.A

10. (EEAR) - De acordo com o timbre e também conforme seja a tessitura mais desenvolvida para o grave ou para o agudo, algumas vozes se subdividem em vários tipos. 
 Assinale a alternativa que não apresenta um subdivisão da voz soprano.
a) agudo 
b) lírico 
c) dramático 
d) ligeiro 

11. (EEAR) - Complete as lacunas e assinale a alternativa com a seqüência correta. 
 O modo litúrgico __________ é um modo maior. Há um intervalo de terça maior entre os graus ________. O intervalo característico é _________.
a) mixolídio – I e III – 7ª menor 
b) lídio – I e III – 7ª maior 
c) lídio – I e II – 7ª menor 
d) mixolídio – I e II – 7ª maior

12. (EEAR) - Complete as lacunas e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. 
 O modo litúrgico ________ é um modo maior. Há um intervalo de terça _______ entre os graus I e III.
a) jônio – maior 
b) lídio – menor 
c) eólio – maior 
d) mixolídio – menor

13. (EEAR) - Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do texto abaixo. 
 A escala maior, forma melódica, possui na parte ascendente dois semitons, entre os graus ________ e _______. Na parte descendente possui também dois semitons, entre os graus _________ e _________.
a) III – IV; VI – VII; V – IV; III – II 
b) III – IV; VII – I; VI – V; IV – III 
c) II – III; VI – VII; VI – V; IV – III 
d) II – III; VII – I; V – IV; III – II 

14. (EEAR) - Assinale a alternativa com a afirmativa correta. 
a) O intervalo existente entre o II e III graus da escala diatônica do modo maior é de 2ª aumentada. 
b) O intervalo existente entre o III e VII graus da escala diatônica do modo maior é de 5ª justa. 
c) O intervalo existente entre o II e IV graus da escala diatônica do modo maior é de 3ª diminuta. 
d) O intervalo existente entre o III e V graus da escala diatônica do modo maior é de 3ª maior.

15. (EEAR) - O egípcio é o povo de civilização mais antiga de que se tem conhecimento. Sabe-se que a música e os músicos gozavam de grande consideração entre eles. 
 Assinale a alternativa que não apresenta instrumento musical do antigo Egito.
a) alaúde 
b) ganzá 
c) sistro 
d) flauta

16. (EEAR) - Assinale a alternativa que apresenta os principais ritmos empregados na música grega, na Antiguidade Clássica. 
a) dórico, frígio e lídio. 
b) espondeu, troqueu e dáctilo. 
c) dórico, cromático e frígio. 
d) lídio, enarmônico e diatônico.

17. (EEAR) - Assinale a alternativa que apresenta a primeira manifestação polifônica na Idade Média. 
a) Descanto 
b) Falso Bordão 
c) Canção de Amor 
d) Organum ou DiafoniaA

18. (EEAR) - Assinale a alternativa que apresenta a região superaguda ou agudíssima da escala geral. 
a) Dó 4 ao Dó 7 
b) Dó 2 ao Dó 5 
c) Dó 4 ao Dó 5 
d) Dó 5 ao Dó 7 

19. (EEAR) - Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas abaixo. 
 A escala geral compreende ______ sons, sendo o mais grave o _______ e o mais agudo o ________.
a) 96; Dó –2; Dó 6 
b) 97; Dó –2; Dó 7 
c) 96; Dó –1; Dó 7 
d) 97; Dó –1; Dó 6

20. (EEAR) - Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do texto abaixo. 
 Denominam-se escalas ___________ aquelas que têm a mesma __________ e modos diferentes.
a) maiores / tônica 
b) afastadas / tônica 
c) enarmônicas / tônica 
d) relativas /armadura de clave

21. (EEAR) - Assinale a alternativa com a afirmação incorreta. 
a) O intervalo entre o 2º e o 3º harmônicos da série harmônica ascendente é de 4ª justa. 
b) O intervalo entre o 5º e o 6º harmônicos da série harmônica ascendente é de 3ª menor. 
c) Na série harmônica ascendente, encontram-se os acordes consonantes e dissonantes naturais. 
d) Ao conjunto de sons que acompanham um som gerador, dá-se o nome de série harmônica.

22. (EEAR) - Na série harmônica ascendente, os harmônicos 5 - 6 - 7 e 5 - 6 - 7 - 9, formam, respectivamente, acordes de
a) Perfeito menor e 7ª diminuta. 
b) Perfeito maior e 7ª da dominante. 
c) 5ª aumentada e 7ª da dominante. 
d) 5ª diminuta e 7ª da sensível. 

23. (EEAR) - Assinale a alternativa com a afirmação correta. 
a) Os acordes em posição primitiva têm suas notas dispostas em 4as superpostas. 
b) A fundamental é sempre a nota mais grave do acorde. 
c) O baixo é sempre a nota mais grave do acorde. 
d) Os acordes de 3 sons possuem 3 inversões. 

24. (EEAR) - Assinale a alternativa que apresenta o acorde em posição primitiva. 
a) Ré4, Fá4, Si4 
b) Sol3, Si3, Mi4 
c) Lá3, Dó4, Mi4 
d) Mi2, Sol2, Dó3

25. (EEAR) - Qual das alternativas abaixo apresenta os graus mais importantes para determinar o tom de uma escala? 
a) I – IV e V 
b) I – V e VI 
c) II – IV e V 
d) II – V e VI

26. (EEAR) - Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, os intervalos existentes entre os I e III graus e entre os I e VI graus de uma escala do modo maior.
a) 3ª menor e 6ª maior 
b) 3ª menor e 6ª menor 
c) 3ª maior e 6ª maior 
d) 3ª maior e 6ª menor

27. (EEAR) - Assinale a alternativa que apresenta a série harmônica ascendente, até o 9º som, cujo som gerador é o Láb1 (Lá bemol um).
a) Láb1, Láb2, Mib3, Láb3, Dó4, Mib4, Solb4, Láb4, Sib4 
b) Láb1, Mib2, Láb2, Dó3, Mib3, Solb3, Láb3, Sib3, Dó4 
c) Láb1, Láb2, Mib3, Láb3, Mib4, Solb4, Láb4, Sib4, Dó5 
d) Láb1, Láb2, Mib2, Láb3, Mib3, Solb3, Láb4, Sib4, Dó4 

28. (EEAR) - Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do texto abaixo. 
 A escala maior, forma harmônica, possui três semitons, entre os graus _________, __________ e VII – I. Entre os graus VI – VII há intervalo de _______________ .
a) III – IV; V – VI; 2ª aumentada 
b) III – IV; V – VI; 2ª maior 
c) II – III; IV – V; 2ª maior 
d) II – III; V – VI; 2ª aumentada

29. (EEAR) - Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas abaixo. 
 A classificação de intervalos é feita segundo o número de______ contidas no _________.
a) melodias – intervalo 
b) figuras – grau 
c) notas – intervalo 
d) melodias – grau 

30. (EEAR) - Preencha as lacunas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta. 
 Acorde de ____________ é um acorde de cinco sons. O intervalo entre as notas extremas é uma __________.
a) sétima, nona 
b) nona, sétima 
c) sétima, sétima 
d) nona, nona

31. (EEAR) - La# maior e Do# maior são respectivamente enarmônicos de 
a) Sol# Maior, Dó# menor. 
b) Sib Maior, Reb Maior. 
c) Lab Maior, Dób Maior. 
d) Sib Menor, Reb Menor.

32. (EEAR) - Assinale a alternativa que contém a afirmação incorreta. 
a) Série harmônica é um conjunto de sons que acompanha um som gerador. 
b) O número de harmônico de um som gerador é determinado pelo som fundamental. 
c) Do 1º harmônico para o 2º, encontramos um intervalo de 8ª justa. 
d) Os intervalos de 8ª justa, 5ª justa, 4ª justa, 3ª maior e 3ª menor encontram-se contidos nos 6 primeiros sons da série harmônica.

33. (EEAR) - O compositor da ópera “Salvador Rosa” é 
a) Camargo Guarnieri. 
b) Carlos Gomes. 
c) Heitor Villas Lobo. 
d) Assis Republicano. 

34. (EEAR) - Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto a seguir. 
 “Chama-se ___________ o período em que os artistas e intelectuais basearam seus princípios culturais em modelos antigos consagrados”.
a) Romantismo 
b) Classicismo 
c) Gênero religioso 
d) Gênero profano

35. (EEAR) - Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do texto abaixo. 
 Para cada grau da escala, de acordo com sua função, dá-se um nome. Na escala diatônica, o II grau é denominado _______________ e o IV grau, ________________.
a) supertônica – subdominante 
b) superdominante – supertônica 
c) subdominante – superdominante 
d) supertônica – sensível

36. (EEAR) - Assinale a afirmativa correta. 
a) Na Grécia a música estava sempre unida à poesia, e era, geralmente, acompanhada de dança. 
b) Em grego a palavra música significa “a arte das danças”. 
c) Os egípcios são os verdadeiros antepassados da arte da música. 
d) Os Gregos davam as suas escalas o nome de: religiosa e profana.

37. (EEAR) - Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto seguinte. 
 O _____ anula o efeito dos demais ____, tornando a nota _____.
a) bequadro - acidentes - invariável. 
b) acidente - graus - variável. 
c) bequadro - acidentes - natural. 
d) acidente - tons - natural.

38. (EEAR) - Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto abaixo. 
 O ponto que indica o ___________ é chamado ponto de diminuição, pois na execução faz com que a nota perca parte do seu valor.
a) strenuto 
b) staccato 
c) alongatura 
d) stringindo

39. (EEAR) - Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto a seguir. 
 Quiálteras ___________ são aquelas que alteram para mais a quantidade estabelecida pelo signo de compasso. Elas se subdividem em dois grupos: ______________ e ___________.
a) regulares, pares, impares 
b) diminutivas, regulares, irregulares 
c) aumentativas, regulares, irregulares 
d) irregulares, aumentativas, diminutivas

40. (EEAR) - Assinale a alternativa que apresenta a correta definição de Ligadura de expressão. 
a) Ligadura colocada sobre ou sob figuras de alturas iguais, as quais devem ser executadas unidamente, sem nenhuma interrupção. 
b) Ligadura colocada sobre ou sob figuras de alturas diferentes, as quais devem ser executadas unidamente, sem nenhuma interrupção. 
c) Ligadura colocada sobre ou sob figuras de alturas iguais, as quais não devem ser executadas unidamente, com interrupção. 
d) Ligadura colocada ao lado direito ou esquerdo das figuras e com alturas iguais, as quais devem ser executadas unicamente, sem nenhuma interrupção.

41. (EEAR) - Na escala de Fá# menor, forma harmônica, o VII grau recebe que tipo de alteração? 
a) Dobrado sustenido 
b) Bequadro 
c) Sustenido 
d) Bemol 

42. (EEAR) - Ao invertermos um intervalo de 2ª maior, obteremos 
a) 4ª aumentada. 
b) 7ª menor. 
c) 6ª maior. 
d) 5ª justa.

43. (EEAR) - Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto abaixo. 
 Teremos a mesma entoação nas seguintes escalas: _________ e ________. Essas são chamadas de __________.
a) Sib Maior – Sib menor – harmônicas 
b) Re menor – Re# menor – cromáticas 
c) Sol# menor – Lab menor – enarmônicas 
d) Do Maior – Mib menor – harmoniosas

44. (EEAR) - Assinale a afirmativa incorreta. 
a) As escalas cromáticas podem ser do modo maior ou menor. 
b) Na subida da escala cromática do modo maior, todos os intervalos têm alterações ascendentes e na descida, alterações descendentes. 
c) As escalas cromáticas serão do modo maior quando o intervalo formado pela tônica e a mediante e pela tônica e a superdominante for maior. 
d) As escalas cromáticas são formadas por intervalos de semitons diatônicos e cromáticos.

45. (EEAR) - Com relação a compassos mistos, assinale a alternativa que contém a afirmação incorreta. 
a) É a reunião de dois compassos diferentes executados simultaneamente. 
b) Escrito em música para piano, uma das mãos executa um compasso, enquanto a outra executa compasso diferente. 
c) Dois instrumentos tocando em conjunto com compassos diferentes formam um compasso misto. 
d) Na execução do compasso misto, é dispensável que os primeiros tempos de cada compasso coincidam sempre.

46. (EEAR) - Assinale a afirmativa correta. 
a) A escala geral compreende 96 sons, sendo o som mais grave o 5º Dó abaixo do diapasão normal. 
b) Chama-se diapasão normal a nota “lá 4”. 
c) A escala geral compreende 97 sons, sendo o som mais grave o 5º Dó abaixo do diapasão normal. 
d) A escala geral compreende 95 sons, sendo o som mais agudo, o 4º Dó acima do diapasão normal.

47. (EEAR) - Assinale a alternativa que apresenta somente “instrumentos tangidos com o plectro”. 
a) piano, violão, guitarra, contrabaixo. 
b) cavaquinho, pandeiro, contrabaixo, bandolim. 
c) bandolim, guitarra, bateria, violão. 
d) guitarra, bandolim, cavaquinho, banjo 

48. (EEAR) - Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna da assertiva a seguir. 
 O acorde de 9ª menor da dominante é formado por uma ___________________________________.
a) 3ª menor, 5ª justa, 7ª maior e 9ª maior 
b) 3ª maior, 5ª diminuta, 7ª maior e 9ª diminuta 
c) 3ª maior, 5ª justa, 7ª menor e 9ª menor 
d) 3ª menor, 5ª aumentada, 7ª maior e 9ª menor

49. (EEAR) - Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna da afirmativa abaixo. Semitom é ________
a) formado por dois tons. 
b) o maior intervalo formado por dois tons. 
c) o conjunto de sons simultâneos. 
d) o menor intervalo entre duas notas.

50. (EEAR) - Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto a seguir. 
 Na inversão dos intervalos, observa-se que o intervalo de 6ª invertido passa a ser _____. 
a) 8ª 
b) 2ª 
c) 3ª 
d) 5ª

51. (EEAR) - Como é formado o intervalo de quarta justa? 
a) Dois tons e um semitom. 
b) Dois tons inteiros. 
c) Um semitom e três tons. 
d) Dois semitons e um tom. 

52. (EEAR) - Preencha a lacuna abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta. 
 O acento dinâmico ou ________ corresponde ao acento indicado pelo compositor como meio de expressão.
a) métrico. 
b) modal. 
c) artificial. 
d) agógico. 

53. (EEAR) - Assinale a alternativa que contenha a afirmativa correta. 
a) O numerador determina a 4ª parte do compasso como referência e o denominador indica a figura que representa a unidade de tempo. 
b) O numerador indica a figura que representa a unidade de tempo e o denominador determina o número de tempos do compasso. 
c) O numerador determina o número de tempos do compasso e o denominador indica a figura que representa a unidade de tempo. 
d) O numerador determina a semibreve como referência e o denominador indica a figura que representa a unidade de tempo.

54. (EEAR) - Tendo como som gerador a nota Mi 1, assinale a alternativa que apresenta o 7º harmônico. 
a) Ré 4 
b) Ré# 4 
c) Mi 4 
d) Lá 4

55. (EEAR) - Assinale a alternativa que não é tom vizinho de Ré menor. 
a) Fá Maior 
b) Dó Maior 
c) Mi menor 
d) Sol menor 

56. (EEAR) - Leia o texto abaixo e assinale a alternativa correta.
Os negros reuniam-se nas senzalas cantando e dançando, procurando afogar nos seus cantos e danças suas mágoas e temores. Davam a essas reuniões o nome de
a) Batuques 
b) Maracatu 
c) Cateretê 
d) Lundu

57. (EEAR) - Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto abaixo. 
 A ____________ é a figura de maior duração e tomada como unidade na divisão proporcional dos valores.
a) semínima 
b) semibreve 
c) mínima 
d) breve

58. (EEAR) - Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto a seguir. 
 O ritmo da música grega era intimamente ligado ao ritmo da ________________.
a) cítara 
b) escala 
c) poesia 
d) estrofe

59. (EEAR) - – Assinale a alternativa que apresenta corretamente as quatro propriedades do som. 
a) Duração, intensidade, timbre e dinâmica. 
b) Intensidade, timbre, melodia e duração. 
c) Altura, duração, intensidade e timbre. 
d) Timbre, harmonia, altura e dinâmica.

60. (EEAR) - Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto abaixo. 
 Intervalos ____________ são os que têm um __________ cromático a mais que os justos ou maiores.
a) aumentados – tom 
b) diminutos – semitom 
c) diminutos – intervalo 
d) aumentados – semitom










01 - D| 02 - A | 03 -  A| 04 - C | 05 - B| 06 - B | 07 - C| 08 -  A| 09 -  C| 10 - A | 11 - A| 12 - A| 13 - B | 14 - B | 15 - B| 16 - B| 17 - D| 18 - D| 19 - B| 20 - D| 21 - A| 22 - D| 23 - C| 24 - C| 25 - A| 26 - C| 27 - A| 28 - A| 29 - C| 30 - D| 31 - B| 32 - B| 33 - B| 34 - B| 35 - B| 36 - A| 37 - C| 38 - B| 39 - C| 40 - B| 41 - C| 42 - B| 43 - C| 44 - B| 45 - D| 46 - C| 47 - D| 48 - C| 49 - D| 50 - C| 51 - A| 52 - D| 53 - C| 54 - A| 55 - C| 56 - A| 57 - B| 58 - C| 59 - C| 60 - D


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