01. (EEAR) - Para facilitar a leitura das notas escritas em linhas e 
espaços suplementares, usa-se o(a) 
 a) legato. 
 b) staccato. 
 c) fermata. 
 d) linha de 8ª
02. (EEAR) - As notas que formam as duas escalas relativas são as 
mesmas, com exceção do _____________________, que possui 
alteração acidental ascendente. 
 a) VII grau do modo menor 
 b) III grau do modo menor 
 c) VII grau do modo maior 
 d) III grau do modo maior 
03. (EEAR) - Assinale a alternativa com a afirmação incorreta.
a) Fá maior e Fá menor são tons vizinhos diretos. 
b) Lá menor e Fá maior são tons vizinhos indiretos. 
c) Dó maior e Dó menor são tons próximos. 
d) Mi maior e Fá maior são tons afastados. 
04. (EEAR) - Assinale a alternativa com a afirmação incorreta. 
a) As escalas cromáticas podem ser do modo maior ou menor. 
b) As escalas cromáticas são formadas por intervalos de 
semitons diatônicos e cromáticos. 
c) Nas escalas cromáticas, a subida apresentará sempre todas
as alterações ascendentes, e a descida apresentará sempre 
todas as alterações descendentes. 
d) As escalas cromáticas serão do modo maior quando o 
intervalo formado pela tônica e a mediante, e pela tônica e a 
superdominante for maior. 
05. (EEAR) - Assinale a alternativa que completa a lacuna abaixo. 
A escala de ________ é modelo das escalas do modo menor. 
a) Dó menor 
b) Lá menor 
c) Dó maior 
d) Lá maior
06. (EEAR) - Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna 
do texto abaixo. 
 Intervalos ________ são aqueles que não pedem resolução sobre 
outro intervalo.
a) melódicos 
b) consonantes 
c) dissonantes 
d) harmônicos
07. (EEAR) - Das vozes apresentadas abaixo, qual a mais aguda na 
extensão das vozes corais?
a) meio soprano. 
b) contralto. 
c) soprano. 
d) tenor. 
08. (EEAR) - Em se tratando de vozes corais, qual das alternativas 
apresenta respectivamente a nota mais grave da tessitura normal 
do baixo e a nota mais aguda da tessitura normal do tenor? 
a) Fá 1 e Lá 3 
b) Fá 1 e Lá 2 
c) Sol 1 e Lá 3 
d) Sol 1 e Lá 4
09. (EEAR) - Quais os harmônicos da série harmônica ascendente que formam o acorde de 7ª da dominante? 
a) 2º, 3º, 4º e 6º. 
b) 3º, 4º, 6° e 7º. 
c) 4º, 5º, 6º e 7º. 
d) 5º, 6º, 7º e 8º.A
10. (EEAR) - De acordo com o timbre e também conforme seja a 
tessitura mais desenvolvida para o grave ou para o agudo, 
algumas vozes se subdividem em vários tipos. 
 Assinale a alternativa que não apresenta um subdivisão da 
voz soprano.
a) agudo 
b) lírico 
c) dramático 
d) ligeiro 
11. (EEAR) - Complete as lacunas e assinale a alternativa com a 
seqüência correta. 
 O modo litúrgico __________ é um modo maior. Há um 
intervalo de terça maior entre os graus ________. O intervalo 
característico é _________.
a) mixolídio – I e III – 7ª menor 
b) lídio – I e III – 7ª maior 
c) lídio – I e II – 7ª menor 
d) mixolídio – I e II – 7ª maior
12. (EEAR) - Complete as lacunas e assinale a alternativa que apresenta 
a sequência correta. 
 O modo litúrgico ________ é um modo maior. Há um intervalo 
de terça _______ entre os graus I e III. 
a) jônio – maior 
b) lídio – menor 
c) eólio – maior 
d) mixolídio – menor
13. (EEAR) - Assinale a alternativa que completa, correta e 
respectivamente, as lacunas do texto abaixo. 
 A escala maior, forma melódica, possui na parte ascendente dois 
semitons, entre os graus ________ e _______. Na parte 
descendente possui também dois semitons, entre os graus 
_________ e _________. 
a) III – IV; VI – VII; V – IV; III – II 
b) III – IV; VII – I; VI – V; IV – III 
c) II – III; VI – VII; VI – V; IV – III 
d) II – III; VII – I; V – IV; III – II 
14. (EEAR) - Assinale a alternativa com a afirmativa correta. 
a) O intervalo existente entre o II e III graus da escala diatônica 
do modo maior é de 2ª aumentada. 
b) O intervalo existente entre o III e VII graus da escala 
diatônica do modo maior é de 5ª justa. 
c) O intervalo existente entre o II e IV graus da escala 
diatônica do modo maior é de 3ª diminuta. 
d) O intervalo existente entre o III e V graus da escala 
diatônica do modo maior é de 3ª maior. 
15. (EEAR) - O egípcio é o povo de civilização mais antiga de que se 
tem conhecimento. Sabe-se que a música e os músicos gozavam 
de grande consideração entre eles. 
 Assinale a alternativa que não apresenta instrumento 
musical do antigo Egito. 
a) alaúde 
b) ganzá 
c) sistro 
d) flauta
16. (EEAR) - Assinale a alternativa que apresenta os principais ritmos empregados na música grega, na Antiguidade Clássica. 
a) dórico, frígio e lídio. 
b) espondeu, troqueu e dáctilo. 
c) dórico, cromático e frígio. 
d) lídio, enarmônico e diatônico.
17. (EEAR) - Assinale a alternativa que apresenta a primeira manifestação polifônica na Idade Média. 
a) Descanto 
b) Falso Bordão 
c) Canção de Amor 
d) Organum ou DiafoniaA
18. (EEAR) - Assinale a alternativa que apresenta a região superaguda ou agudíssima da escala geral. 
a) Dó 4 ao Dó 7 
b) Dó 2 ao Dó 5 
c) Dó 4 ao Dó 5 
d) Dó 5 ao Dó 7 
19. (EEAR) - Assinale a alternativa que completa, correta e 
respectivamente, as lacunas abaixo. 
 A escala geral compreende ______ sons, sendo o mais grave o 
_______ e o mais agudo o ________. 
a) 96; Dó –2; Dó 6 
b) 97; Dó –2; Dó 7 
c) 96; Dó –1; Dó 7 
d) 97; Dó –1; Dó 6
20. (EEAR) - Assinale a alternativa que completa, correta e 
respectivamente, as lacunas do texto abaixo. 
 Denominam-se escalas ___________ aquelas que têm a mesma 
__________ e modos diferentes. 
a) maiores / tônica 
b) afastadas / tônica 
c) enarmônicas / tônica 
d) relativas /armadura de clave
21. (EEAR) - Assinale a alternativa com a afirmação incorreta. 
a) O intervalo entre o 2º e o 3º harmônicos da série harmônica 
ascendente é de 4ª justa. 
b) O intervalo entre o 5º e o 6º harmônicos da série harmônica 
ascendente é de 3ª menor. 
c) Na série harmônica ascendente, encontram-se os acordes 
consonantes e dissonantes naturais. 
d) Ao conjunto de sons que acompanham um som gerador, 
dá-se o nome de série harmônica. 
22. (EEAR) - Na série harmônica ascendente, os harmônicos 5 - 6 - 7 
e 5 - 6 - 7 - 9, formam, respectivamente, acordes de
a) Perfeito menor e 7ª diminuta. 
b) Perfeito maior e 7ª da dominante. 
c) 5ª aumentada e 7ª da dominante. 
d) 5ª diminuta e 7ª da sensível. 
23. (EEAR) - Assinale a alternativa com a afirmação correta. 
a) Os acordes em posição primitiva têm suas notas dispostas em 4as superpostas. 
b) A fundamental é sempre a nota mais grave do acorde. 
c) O baixo é sempre a nota mais grave do acorde. 
d) Os acordes de 3 sons possuem 3 inversões. 
24. (EEAR) - Assinale a alternativa que apresenta o acorde em posição primitiva. 
a) Ré4, Fá4, Si4 
b) Sol3, Si3, Mi4 
c) Lá3, Dó4, Mi4 
d) Mi2, Sol2, Dó3
25. (EEAR) - Qual das alternativas abaixo apresenta os graus mais importantes para determinar o tom de uma escala? 
a) I – IV e V 
b) I – V e VI 
c) II – IV e V 
d) II – V e VI
26. (EEAR) - Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, os 
intervalos existentes entre os I e III graus e entre os I e VI graus 
de uma escala do modo maior. 
a) 3ª menor e 6ª maior 
b) 3ª menor e 6ª menor 
c) 3ª maior e 6ª maior 
d) 3ª maior e 6ª menor
27. (EEAR) - Assinale a alternativa que apresenta a série harmônica 
ascendente, até o 9º som, cujo som gerador é o Láb1 (Lá bemol um). 
a) Láb1, Láb2, Mib3, Láb3, Dó4, Mib4, Solb4, Láb4, Sib4 
b) Láb1, Mib2, Láb2, Dó3, Mib3, Solb3, Láb3, Sib3, Dó4 
c) Láb1, Láb2, Mib3, Láb3, Mib4, Solb4, Láb4, Sib4, Dó5 
d) Láb1, Láb2, Mib2, Láb3, Mib3, Solb3, Láb4, Sib4, Dó4 
28. (EEAR) - Assinale a alternativa que completa, correta e 
respectivamente, as lacunas do texto abaixo. 
 A escala maior, forma harmônica, possui três semitons, entre os 
graus _________, __________ e VII – I. Entre os graus VI – VII 
há intervalo de _______________ . 
a) III – IV; V – VI; 2ª aumentada 
b) III – IV; V – VI; 2ª maior 
c) II – III; IV – V; 2ª maior 
d) II – III; V – VI; 2ª aumentada
29. (EEAR) - Assinale a alternativa que completa, correta e 
respectivamente, as lacunas abaixo. 
 A classificação de intervalos é feita segundo o número de______ 
contidas no _________. 
a) melodias – intervalo 
b) figuras – grau 
c) notas – intervalo 
d) melodias – grau 
30. (EEAR) - Preencha as lacunas abaixo e, em seguida, assinale a 
alternativa correta. 
 Acorde de ____________ é um acorde de cinco sons. O 
intervalo entre as notas extremas é uma __________. 
a) sétima, nona 
b) nona, sétima 
c) sétima, sétima 
d) nona, nona
31. (EEAR) - La# maior e Do# maior são respectivamente enarmônicos de 
a) Sol# Maior, Dó# menor. 
b) Sib Maior, Reb Maior. 
c) Lab Maior, Dób Maior. 
d) Sib Menor, Reb Menor.
32. (EEAR) - Assinale a alternativa que contém a afirmação incorreta. 
a) Série harmônica é um conjunto de sons que acompanha um 
som gerador. 
b) O número de harmônico de um som gerador é determinado 
pelo som fundamental. 
c) Do 1º harmônico para o 2º, encontramos um intervalo de 8ª justa. 
d) Os intervalos de 8ª justa, 5ª justa, 4ª justa, 3ª maior e 3ª menor 
encontram-se contidos nos 6 primeiros sons da série harmônica.
33. (EEAR) - O compositor da ópera “Salvador Rosa” é 
a) Camargo Guarnieri. 
b) Carlos Gomes. 
c) Heitor Villas Lobo. 
d) Assis Republicano. 
34. (EEAR) - Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna 
do texto a seguir. 
 “Chama-se ___________ o período em que os artistas e 
intelectuais basearam seus princípios culturais em modelos 
antigos consagrados”. 
a) Romantismo 
b) Classicismo 
c) Gênero religioso 
d) Gênero profano
35. (EEAR) - Assinale a alternativa que completa, correta e 
respectivamente, as lacunas do texto abaixo. 
 Para cada grau da escala, de acordo com sua função, dá-se 
um nome. Na escala diatônica, o II grau é denominado 
_______________ e o IV grau, ________________. 
a) supertônica – subdominante 
b) superdominante – supertônica 
c) subdominante – superdominante 
d) supertônica – sensível
36. (EEAR) - Assinale a afirmativa correta. 
a) Na Grécia a música estava sempre unida à poesia, e era, 
geralmente, acompanhada de dança. 
b) Em grego a palavra música significa “a arte das danças”. 
c) Os egípcios são os verdadeiros antepassados da arte da 
música. 
d) Os Gregos davam as suas escalas o nome de: religiosa e profana. 
37. (EEAR) - Assinale a alternativa que preenche corretamente as 
lacunas do texto seguinte. 
 O _____ anula o efeito dos demais ____, tornando a nota _____. 
a) bequadro - acidentes - invariável. 
b) acidente - graus - variável. 
c) bequadro - acidentes - natural. 
d) acidente - tons - natural.
38. (EEAR) - Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna 
do texto abaixo. 
 O ponto que indica o ___________ é chamado ponto de 
diminuição, pois na execução faz com que a nota perca parte do 
seu valor. 
a) strenuto 
b) staccato 
c) alongatura 
d) stringindo
39. (EEAR) - Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas 
do texto a seguir. 
 Quiálteras ___________ são aquelas que alteram para mais a 
quantidade estabelecida pelo signo de compasso. Elas se 
subdividem em dois grupos: ______________ e ___________. 
a) regulares, pares, impares 
b) diminutivas, regulares, irregulares 
c) aumentativas, regulares, irregulares 
d) irregulares, aumentativas, diminutivas
40. (EEAR) - Assinale a alternativa que apresenta a correta definição de 
Ligadura de expressão. 
a) Ligadura colocada sobre ou sob figuras de alturas iguais, as 
quais devem ser executadas unidamente, sem nenhuma 
interrupção. 
b) Ligadura colocada sobre ou sob figuras de alturas diferentes, 
as quais devem ser executadas unidamente, sem nenhuma 
interrupção. 
c) Ligadura colocada sobre ou sob figuras de alturas iguais, as 
quais não devem ser executadas unidamente, com 
interrupção. 
d) Ligadura colocada ao lado direito ou esquerdo das figuras e 
com alturas iguais, as quais devem ser executadas 
unicamente, sem nenhuma interrupção. 
41. (EEAR) - Na escala de Fá# menor, forma harmônica, o VII grau recebe que tipo de alteração? 
a) Dobrado sustenido 
b) Bequadro 
c) Sustenido 
d) Bemol 
42. (EEAR) - Ao invertermos um intervalo de 2ª maior, obteremos 
a) 4ª aumentada. 
b) 7ª menor. 
c) 6ª maior. 
d) 5ª justa.
43. (EEAR) - Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas 
do texto abaixo. 
 Teremos a mesma entoação nas seguintes escalas: _________ e 
________. Essas são chamadas de __________. 
a) Sib Maior – Sib menor – harmônicas 
b) Re menor – Re# menor – cromáticas 
c) Sol# menor – Lab menor – enarmônicas 
d) Do Maior – Mib menor – harmoniosas
44. (EEAR) - Assinale a afirmativa incorreta. 
a) As escalas cromáticas podem ser do modo maior ou menor. 
b) Na subida da escala cromática do modo maior, todos os intervalos 
têm alterações ascendentes e na descida, alterações descendentes. 
c) As escalas cromáticas serão do modo maior quando o 
intervalo formado pela tônica e a mediante e pela tônica e a 
superdominante for maior. 
d) As escalas cromáticas são formadas por intervalos de 
semitons diatônicos e cromáticos. 
45. (EEAR) - Com relação a compassos mistos, assinale a alternativa que 
contém a afirmação incorreta. 
a) É a reunião de dois compassos diferentes executados 
simultaneamente. 
b) Escrito em música para piano, uma das mãos executa um 
compasso, enquanto a outra executa compasso diferente. 
c) Dois instrumentos tocando em conjunto com compassos 
diferentes formam um compasso misto. 
d) Na execução do compasso misto, é dispensável que os 
primeiros tempos de cada compasso coincidam sempre. 
46. (EEAR) - Assinale a afirmativa correta. 
a) A escala geral compreende 96 sons, sendo o som mais grave 
o 5º Dó abaixo do diapasão normal. 
b) Chama-se diapasão normal a nota “lá 4”. 
c) A escala geral compreende 97 sons, sendo o som mais grave 
o 5º Dó abaixo do diapasão normal. 
d) A escala geral compreende 95 sons, sendo o som mais 
agudo, o 4º Dó acima do diapasão normal.
47. (EEAR) - Assinale a alternativa que apresenta somente “instrumentos tangidos com o plectro”. 
a) piano, violão, guitarra, contrabaixo. 
b) cavaquinho, pandeiro, contrabaixo, bandolim. 
c) bandolim, guitarra, bateria, violão. 
d) guitarra, bandolim, cavaquinho, banjo 
48. (EEAR) - Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna 
da assertiva a seguir. 
 O acorde de 9ª menor da dominante é formado por uma 
___________________________________.
a) 3ª menor, 5ª justa, 7ª maior e 9ª maior 
b) 3ª maior, 5ª diminuta, 7ª maior e 9ª diminuta 
c) 3ª maior, 5ª justa, 7ª menor e 9ª menor 
d) 3ª menor, 5ª aumentada, 7ª maior e 9ª menor
49. (EEAR) - Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna 
da afirmativa abaixo. 
Semitom é ________ 
a) formado por dois tons. 
b) o maior intervalo formado por dois tons. 
c) o conjunto de sons simultâneos. 
d) o menor intervalo entre duas notas.
50. (EEAR) - Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna 
do texto a seguir. 
 Na inversão dos intervalos, observa-se que o intervalo de 6ª 
invertido passa a ser _____. 
a) 8ª 
b) 2ª 
c) 3ª 
d) 5ª 
51. (EEAR) - Como é formado o intervalo de quarta justa? 
a) Dois tons e um semitom. 
b) Dois tons inteiros. 
c) Um semitom e três tons. 
d) Dois semitons e um tom. 
52. (EEAR) - Preencha a lacuna abaixo e, em seguida, assinale a 
alternativa correta. 
 O acento dinâmico ou ________ corresponde ao acento indicado 
pelo compositor como meio de expressão. 
a) métrico. 
b) modal. 
c) artificial. 
d) agógico. 
53. (EEAR) - Assinale a alternativa que contenha a afirmativa correta. 
a) O numerador determina a 4ª parte do compasso como referência e
o denominador indica a figura que representa a unidade de tempo. 
b) O numerador indica a figura que representa a unidade de tempo
e o denominador determina o número de tempos do compasso. 
c) O numerador determina o número de tempos do compasso e 
o denominador indica a figura que representa a unidade de 
tempo. 
d) O numerador determina a semibreve como referência e o 
denominador indica a figura que representa a unidade de 
tempo. 
54. (EEAR) - Tendo como som gerador a nota Mi 1, assinale a alternativa que apresenta o 7º harmônico. 
a) Ré 4 
b) Ré# 4 
c) Mi 4 
d) Lá 4
55. (EEAR) - Assinale a alternativa que não é tom vizinho de Ré menor. 
a) Fá Maior 
b) Dó Maior 
c) Mi menor 
d) Sol menor 
56. (EEAR) - Leia o texto abaixo e assinale a alternativa correta. 
Os negros reuniam-se nas senzalas cantando e dançando, 
procurando afogar nos seus cantos e danças suas mágoas e 
temores. Davam a essas reuniões o nome de
a) Batuques 
b) Maracatu 
c) Cateretê 
d) Lundu
57. (EEAR) - Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas 
do texto abaixo. 
 A ____________ é a figura de maior duração e tomada como 
unidade na divisão proporcional dos valores. 
a) semínima 
b) semibreve 
c) mínima 
d) breve
58. (EEAR) - Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna 
do texto a seguir. 
 O ritmo da música grega era intimamente ligado ao ritmo da 
________________. 
a) cítara 
b) escala 
c) poesia 
d) estrofe
59. (EEAR) - – Assinale a alternativa que apresenta corretamente as quatro propriedades do som. 
a) Duração, intensidade, timbre e dinâmica. 
b) Intensidade, timbre, melodia e duração. 
c) Altura, duração, intensidade e timbre. 
d) Timbre, harmonia, altura e dinâmica.
60. (EEAR) - Assinale a alternativa que completa corretamente as 
lacunas do texto abaixo. 
 Intervalos ____________ são os que têm um __________ 
cromático a mais que os justos ou maiores. 
a) aumentados – tom 
b) diminutos – semitom 
c) diminutos – intervalo 
d) aumentados – semitom
| 01 - D| 02 - A | 03 -  A| 04 - C | 05 - B| 06 - B | 07 - C| 08 -  A| 09 -  C| 10 - A | 11 - A| 12 - A| 13 - B | 14 - B | 15 - B| 16 - B| 17 - D| 18 - D| 19 - B| 20 - D| 21 - A| 22 - D| 23 - C| 24 - C| 25 - A| 26 - C| 27 - A| 28 - A| 29 - C| 30 - D| 31 - B| 32 - B| 33 - B| 34 - B| 35 - B| 36 - A| 37 - C| 38 - B| 39 - C| 40 - B| 41 - C| 42 - B| 43 - C| 44 - B| 45 - D| 46 - C| 47 - D| 48 - C| 49 - D| 50 - C| 51 - A| 52 - D| 53 - C| 54 - A| 55 - C| 56 - A| 57 - B| 58 - C| 59 - C| 60 - D |
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