Pesquisar este blog

Muito obrigado por nos visitar! Seja nosso parceiro!

Gostaríamos que você nos visitasse mais vezes e que deixasse seus comentários sobre as questões e assuntos do blog. Também gostaríamos de solicitar a você, caro visitante, caso veja alguma questão que você não concorde com o gabarito poderá utilizar-se da caixa de comentários para deixar a resposta que acha ser correta. Assim, todos nós estaremos melhorando este espaço para novos visitantes.

TEORIA MUSICAL PARA O CONCURSO DE MÚSICO DA EEAR - 50 QUESTÕES GABARITADAS

01. (EEAR) Marque V para verdadeiro e F para falso. Em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
(__) Acento métrico é constituído somente pelas acentuações fortes dos tempos dos compassos.
(__) Síncope é um som articulado sobre tempo fraco ou parte fraca do tempo e prolongado até o tempo forte ou parte forte do tempo.
(__) Contratempo são notas executadas em tempo fraco ou parte fraca do tempo, sendo os tempos fortes ou partes fortes dos tempos preenchidos por pausas.
a) F – V – V
b) V – V – F
c) V – V – V
d) F – F – V

02. (EEAR) - Notas enarmônicas são notas de nomes e grafias diferentes, mas que têm o mesmo resultado auditivo. Assinale a alternativa que contém notas com apenas uma possibilidade de enarmonia.
a) Si# – Réb
b) Dó# – Mi
c) Fáb – Solb
d) Sol# – Láb

03. (EEAR) - Assinale a alternativa que apresenta tons afastados de Lá Maior (tom principal).
a) Si menor – Mi Maior
b) Fá menor – Lá bemol Maior
c) Fá sustenido menor – Ré Maior
d) Dó sustenido menor – Si menor

04. (EEAR) - Assinale a alternativa que contenha apenas os tons vizinhos indiretos de Ré menor.
a) Dó Maior – Si bemol Maior
b) Sol menor – Lá menor
c) Dó menor – Mi menor
d) Fá Maior – Sol Maior

05. (EEAR) - Trêmulo é o desdobramento, sem medida, de um valor em outros menores. Na percussão é chamado de
a) rufo.
b) vibrato.
c) dinâmica.
d) cadência melódica.

06. (EEAR) - Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto a seguir.
O modo ______ é um modo menor e possui dois intervalos característicos, segunda menor e quinta diminuta.
a) cigano
b) plagal
c) lócrio
d) frígio

07. (EEAR) - Leia:
I– Tétrade é um trecho musical escrito em compasso quaternário.
II– Um acorde na 3ª inversão significa que o baixo é a terça.
III– Acorde de 7ª diminuta é formado por uma terça maior e duas terças menores sobrepostas.
Está(ão) incorreta(s) a(s) afirmativas
a) I e II apenas.
b) II e III apenas.
c) III apenas.
d) I, II e III.

08. (EEAR) - Quanto à inversão de intervalos, marque V para verdadeiro ou F para falso e assinale a alternativa que contém a sequência correta.
(__) Para encontrar a inversão de um intervalo, basta multiplicá-lo por três.
(__) Os intervalos justos, quando invertidos, permanecem justos. 
(__) A oitava aumentada não é um intervalo composto.
a) V – F – F
b) V – F – V
c) F – V – V
d) F – V – F

09. (EEAR) - Leia as assertivas abaixo:
I– Lá do diapasão normal é a nota lá3 que tem 440 vibrações duplas.
II– Ouvido relativo é a capacidade de identificar qualquer som musical e definir seu nome.
III– Contraponto estuda os procedimentos de como combinar as linhas melódicas independentes.
IV– Homofonia são ruídos não classificados como notas ou sons definidos.
Estão corretas apenas
a) I e IV.
b) II, III e IV.
c) I, II e III.
d) I e III.

10. (EEAR) - Marque V para verdadeiro ou F para falso, e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
(__) O início do ritmo pode ter uma das três formas: ritmo tético, ritmo anacrústico e ritmo acéfalo.
(__) A terminação do ritmo pode ter duas formas: terminação masculina e terminação feminina.
(__) No ritmo normal, o primeiro tempo de qualquer compasso é forte.
(__) O acento métrico é grafado na partitura.
a) F – F – V – V
b) V – V – V – F
c) F – V – V – F
d) V – V – F – V

11. (EEAR) - Assinale a alternativa que não contém uma das classificações das quiálteras.
a) Regular
b) Negativa
c) Diminutiva
d) Aumentativa

12. (EEAR) - Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto abaixo.
Considerando a escala de _______ como modelo e acrescentando _______ na nota _______ forma-se a escala _______.
a) Dó Maior – bemol – sol – menor
b) Dó menor – bemol – lá – menor harmônica
c) Mi menor – sustenido – si – menor melódica
d) Lá menor – sustenido – sol – menor harmônica

13. (EEAR) - Observando a série harmônica do Som Gerador até o sétimo som, quantos intervalos de 3ª menor podem ser encontrados?
a) Um
b) Dois
c) Três
d) Nenhum

14. (EEAR) - Dentre as alternativas, qual corresponde, correta e respectivamente, à sequência dos seguintes sinais de intensidade:
p – ff – mf – mp – ppp
a) piano, fortissíssimo, forte, piano, pianíssimo
b) pianíssimo, fortíssimo, forte, piano, pianissíssimo
c) pianíssimo, forte, mezzo forte, mezzo piano, pianissíssimo
d) piano, fortíssimo, mezzo forte, mezzo piano, pianissíssimo

15. (EEAR) - Na Série Harmônica, qual a classificação do intervalo existente entre o 4º e 5º harmônicos?
a) 4ª Justa
b) 3ª Maior
c) 3ª menor
d) 5ª Justa

16. (EEAR) - Quanto ao Acorde de Sétima, é incorreto afirmar que
a) é chamado de tétrade.
b) é também chamado de acorde de sétima ajuntada ou agregada.
c) o acorde de sétima diatônico é formado por notas de uma escala alterada pelas terças sobrepostas.
d) tem quatro notas diferentes e é formado por três terças sobrepostas.

17. (EEAR) - Quanto aos intervalos, quais são classificados como consonantes imperfeitos.
a) 8ª Justa – 5ª Justa – 4ª Justa
b) 8ª Justa – 5ª diminuta – 4ª diminuta
c) 4ª Aumentada – 5ª diminuta – 7ª menor
d) 3ª Maiores e menores – 6ª Maiores e menores

18. (EEAR) - Na Série Harmônica de Si bemol, qual nota representa o 3º som?
a) Sib
b) Ré
c) Fá
d) Láb

19. (EEAR) - Fazendo-se a enarmonia de todas as notas de um acorde, ele
a) mudará o seu estado e conservará a mesma posição.
b) conservará o seu estado e mudará a sua posição.
c) conservará o mesmo estado e a mesma posição.
d) mudará o seu estado e a sua posição.

20. (EEAR) - Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do texto abaixo.
A única alteração cujo efeito é sempre descendente é o _______ e a única alteração cujo efeito é sempre ascendente é o ______.
a) dobrado bemol – dobrado sustenido
b) dobrado bemol – sustenido
c) bemol – dobrado sustenido
d) bemol – sustenido

21. (EEAR) - Considerando a escala diatônica de Lá bemol Maior, assinale a alternativa que apresenta seus 2 semitons diatônicos.
a) Fá - Sol bemol ; Si bemol - Dó
b) Mi bemol - Fá ; Si bemol - Dó
c) Dó - Ré bemol ; Sol - Lá bemol
d) Ré bemol - Mi bemol ; Dó - Ré bemol

22. (EEAR) - Assinale a alternativa que completa corretamente a assertiva abaixo.
A palavra “escala” tem a sua origem no latim “scala”, que significa
a) artificial.
b) exótica.
c) natural.
d) gama.

23. (EEAR) - Por quantos sons é formado o Acorde de Nona?
a) 3
b) 5
c) 6
d) 9

24. (EEAR) - Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto abaixo.
Podemos afirmar que o modo ________ é um modo _______ e o intervalo característico é _______.
a) lídio – menor – 7ª menor
b) frígio – Maior – 3ª menor
c) dórico – menor – 6ª Maior
d) mixolídio – Maior – 7ª Maior

25. (EEAR) - Assinale a alternativa que apresenta o acorde formado sobre o VI grau da escala menor melódica ascendente.
a) Perfeito Maior
b) Perfeito menor
c) 7ª Dominante
d) 5ª diminuta

26. (EEAR) - Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto abaixo.
A escala geral compreende _____ sons, sendo o mais grave o _____ e o mais agudo _____.
a) 96 – Dó-1 (Dó menos um) – Dó7
b) 97 – Dó-1 (Dó menos um) – Dó7
c) 96 – Dó-2 (Dó menos dois) – Dó6
d) 97 – Dó-2 (Dó menos dois) – Dó7

27. (EEAR) - Leia as assertivas abaixo.
I– O violino e o violoncelo são instrumentos de cordas friccionadas.
II– A harpa e o violão são instrumentos de cordas dedilhadas.
III– O piano não é um instrumento de cordas.
Está correto o que se afirma em
a) II e III apenas.
b) I e II apenas.
c) III apenas.
d) I, II e III.
 
28. (EEAR) - Assinale a alternativa em que os andamentos estão descritos de forma crescente, isto é, do mais lento ao mais rápido.
a) Grave – Largo – Adágio
b) Moderato – Allegretto – Maestoso
c) Andantino – Sostenuto – Andante
d) Allegretto – Moderato – Andantino

29. (EEAR) - Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.
A Escala Geral contém oitavas.
a) 10
b) 8
c) 6
d) 5

30. (EEAR) - Assinale a alternativa que corresponde aos tons vizinhos indiretos do tom de Mi bemol menor.
a) Sol bemol Maior – Ré bemol menor
b) Dó bemol menor – Ré bemol menor
c) Dó bemol Maior – Ré bemol Maior
d) Lá bemol menor – Si bemol menor

31. (EEAR) - Assinale a alternativa que apresenta o único instrumento musical que contém todas as notas da Escala Geral.
a) Piano de Cauda
b) Grande Órgão
c) Violão
d) Cravo

32. (EEAR) - Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas do texto abaixo.
A Escala de Tons Inteiros é formada exclusivamente por _____. Construindo a escala rigorosamente dentro dessa regra, a ______ nota não é igual à ______.
a) semitons – penúltima – primeira
b) tons inteiros – última – primeira
c) semitons – última – primeira
d) sustenidos – sétima – última

33. (EEAR) - Assinale a alternativa que apresenta somente tons afastados de Dó menor.
a) Si Maior – Sib Maior
b) Lá Maior – Sol menor
c) Ré menor – Solb Maior
d) Fá menor – Mib Maior

34. (EEAR) - Em uma série harmônica, na qual o som gerador ou fundamental é Si bemol, quais são as notas do 4º, 5º e 7º harmônicos, respectivamente?
a) Si bemol – Ré – Lá bemol
b) Fá – Lá bemol – Dó
c) Ré – Fá – Si bemol
d) Fá – Si bemol – Fá

35. (EEAR) - Dado o tom de Lá Maior, assinale a alternativa que corresponde aos tons afastados.
a) Ré Maior – Si menor
b) Sol Maior – Sib Maior
c) Fá# menor – Mi menor
d) Dó# menor – Mi Maior

36. (EEAR) - Leia:
I– Flautato = imitar o som da flauta.
II– Sautillé = forma especial de staccato produzido pelo peso do próprio arco.
III– Bouché = sons fechados ou tampados obtidos na trompa com a mudança de posição da mão no pavilhão do instrumento.
Está correto o que se afirma em
a) I e III apenas.
b) I e II apenas.
c) III apenas.
d) I, II e III.

37. (EEAR) - Sobre movimento de vozes e melodia, marque V para Verdadeiro e F para Falso. Em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
(__) Inciso – é uma pequena célula musical formada por um impulso e um repouso.
(__) Motivo – é uma figura musical breve com forma clara e precisa.
(__) Movimento Paralelo – é quando as vozes se movimentam em direção contrária, uma em relação à outra.
(__) Período – é geralmente formado por duas frases, antecedente e subsequente, terminando com uma cadência formada por duas ou três frases.
(__) Movimento Oblíquo – é quando uma voz se mantém enquanto a outra se movimenta em qualquer direção.
a) F – F – V – V – F
b) V – V – F – F – V
c) F – V – F – F – V
d) V – F – V – F – F

38. (EEAR) - Considerando as características da música e do som, marque V para Verdadeiro e F para Falso e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
(__) A melodia, harmonia, contraponto e o ritmo são características principais do som.
(__) Altura é determinada pela frequência das vibrações, isto é, da sua velocidade. Quanto maior for a velocidade da vibração, mais agudo será o som.
(__) Harmonia é o conjunto de sons dispostos em ordem simultânea (concepção vertical da música).
(__) O timbre ordena e proporciona os sons que constituem a melodia e a harmonia.
a) F – V – V – F
b) V – F – V – V
c) F – V – F – F
d) V – V – V – F

39. (EEAR) - Foi solicitado pelo Maestro (Mestre) da Banda, para uma solenidade específica, que um trecho de uma partitura escrita, originalmente para Trompete em Si bemol, fosse transcrita em uníssono para Trombone em Dó, Trompa em Fá e Clarineta em Lá. Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, os tons das novas partituras. Considere o tom da partitura do Trompete escrita em Lá Maior.
a) Si Maior – Fá#Maior – Ré Maior
b) Lá Maior – Mi Maior – Dó Maior
c) Fá# Maior – Dó Maior – Lá Maior
d) Sol Maior – Ré Maior – Si bemol Maior

40. (EEAR) - Complete os espaços da frase abaixo e assinale a alternativa com a sequência correta. 
O modo Lídio é um modo Maior e há um intervalo de terça __________ entre os graus I e III; o seu intervalo característico é a ________________. 
a) menor - sexta Maior 
b) menor - segunda menor 
c) Maior - sétima diminuta 
d) Maior - quarta Aumentada 

41. (EEAR) - Complete os espaços da frase abaixo e assinale a alternativa com a sequência correta. 
O baixo é a nota mais ___________ do acorde, seja qual for a sua _____________. 
a) grave - posição 
b) básica - posição 
c) forte - entonação 
d) primitiva - fundamental 

42. (EEAR) - Em relação aos compassos compostos, coloque V para verdadeiro ou F para falso. Em seguida, assinale a alternativa com a sequência correta. 
(__) As frações que representam os compassos compostos têm como numerador 3, 6, 9 e 12. 
(__) Nos compassos compostos o acento métrico dos tempos é idêntico ao dos compassos simples. 
(__) Os denominadores não são os mesmos que servem para os compassos simples. 
(__) Os compassos 6/8 e 12/8 têm para unidade de tempo e para unidade de compasso uma figura pontuada. 
a) V - V - F - F 
b) V - F - V - F 
c) F - F - V - V 
d) F - V - F - V 

43. (EEAR) - Qual será o efeito produzido por um bemol colocado em uma nota após esta ter sido alterada por um dobrado bemol? 
a) Nulo. 
b) Ascendente. 
c) Descendente. 
d) Triplo bemol. 

44. (EEAR) - Complete os espaços da frase abaixo e assinale a alternativa correta. 
A Escala artificial (cromática) é formada por ____ semitons, sendo ____ diatônicos e ____ cromáticos. 
a) 13 - 9 - 4 
b) 12 - 7 - 5 
c) 11 - 6 - 5 
d) 10 - 6 - 4

45. (EEAR) - Complete os espaços da frase abaixo e assinale a alternativa com a sequência correta. 
A região central da escala geral é formada pela região ___________ , ___________ e ___________. 
a) subsônica - central - ultrassônica 
b) subgrave - média - super aguda 
c) barítono - tenor - geral 
d) grave - média - aguda 

46. (EEAR) - Qual é o nome dado ao padrão de altura absoluta (Lá 3), utilizado para a afinação dos instrumentos? 
a) Spalla. 
b) Enarmonia. 
c) Ouvido absoluto. 
d) Diapasão normal. 

47. (EEAR) - Complete os espaços da frase abaixo e assinale a alternativa com a sequência correta. 
O andamento Allegro é um andamento ______________, mas não necessariamente _____________. 
 a) rápido - alegre 
 b) rápido - ligeiro 
 c) moderado - depressa 
 d) moderado - movimentado

48. (EEAR) - Complete o espaço da frase abaixo e em seguida assinale a alternativa correta.
_________ da voz consiste no conjunto de sons que ela pode emitir naturalmente, isto é, sem esforço. 
a) O diapasão 
b) A tessitura 
c) O registro 
d) O timbre

49. (EEAR) - Assinale a alternativa que corresponde ao ornamento relativamente moderno que consiste no deslizamento rápido entre duas notas reais. 
a) Floreio 
b) Trinado 
c) Glissando 
d) Portamento

50. (EEAR) - Complete os espaços da frase abaixo e assinale a alternativa com a sequência correta. 
Os graus ______________ são chamados graus tonais; com seus respectivos acordes caracterizam o tom. Estes graus formam com a tônica intervalos ______________ . 
a) II e V - justos 
b) I, IV e V - justos 
c) I, IV e V - maiores 
d) III, VI e VII - maiores








| 01 - A | 02 - D | 03 - B | 04 - A | 05 - A | 06 - C | 07 - D | 08 - D | 09 - D | 10 - B | 11 - B | 12 - D | 13 - B | 14 - D | 15 - B | 16 - C | 17 - D | 18 - C | 19 - C | 20 - A| 21 - C | 22 - D | 23 - B | 24 - C | 25 - D | 26 - D | 27 - B | 28 - A | 29 - B | 30 - C | 31 - B | 32 - B | 33 - C | 34 - A | 35 - B | 36 - D | 37 - B | 38 - A | 39 - D | 40 - D | 41 - A | 42 - D | 43 - B | 44 - B | 45 - D | 46 - D | 47 - A | 48 - B | 49 - C | 50 - B |

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós! Obrigado!