Das afirmações abaixo a respeito do olho humano e dos
defeitos da visão:
I- A forma do cristalino é modificada com o auxílio dos
músculos ciliares.
II- A miopia pode ser corrigida com o uso de lentes divergentes.
III- A hipermetropia é um defeito da visão que se deve ao
alongamento do globo ocular em relação ao comprimento
normal.
São corretas:
a) I e II
b) I e III
c) II e III
d) I, II e III
CORRETO- A forma do cristalino é modificada com o auxílio dos músculos ciliares.
O cristalino é uma lente gelatinosa, elástica e convergente que focaliza a luz que entra no olho, formando imagens na retina. A distância focal do cristalino é modificada por movimentos de um anel de músculos, os músculos ciliares, permitindo ajustar a visão para objetos próximos ou distantes. Isso se chama de acomodação do olho à distância do objeto.
A convergência correta do cristalino faz com que a imagem de um objeto, formada na retina, fique nítida e bem definida. Se for maior ou menor que a necessária, a imagem fica fora de foco, como se costuma dizer.
CORRETO - A miopia pode ser corrigida com o uso de lentes divergentes.
Um míope não consegue ver objetos distantes com nitidez porque as imagens desses objetos formam-se antes da retina. Isso acontece por excesso de curvatura no cristalino ou na córnea, ou nos dois, ou ainda por um excessivo alongamento do globo ocular. Para corrigir a miopia são usadas lentes divergentes que deslocam as imagens um pouco mais para trás.
INCORRETO - A hipermetropia é um defeito da visão que se deve ao alongamento do globo ocular em relação ao comprimento normal.
Um hipermétrope não consegue ver objetos próximos com nitidez porque as imagens desses objetos se formam atrás da retina. Isso acontece, geralmente, porque o cristalino não consegue se acomodar, isto é, atingir a convergência necessária para focalizar essas imagens na retina.
Praticamente todo mundo fica nessa condição a partir da meia idade pois os músculos ciliares vão perdendo a elasticidade. Nesse caso, o defeito costuma ser chamado de presbiopia. Para corrigir a hipermetropia ou presbiopia usam-se lentes convergentes que deslocam as imagens um pouco mais para frente.
(https://www.if.ufrj.br/~coelho/DI/olho.html)
Nenhum comentário:
Postar um comentário