01. (EEAR) O teste do pezinho visa ao diagnóstico precoce de doenças congênitas com sintomatologia inespecífica ou assintomática no período neonatal. Assinale a alternativa que corresponde à doença detectada com a realização do teste do pezinho:
a) Retinopatia.
b) Fenilcetonúria.
c) Displasia broncopulmonar.
d) Doença das membranas hialinas.
02. (EEAR) Considerando o previsto no Código de Ética de enfermagem, recusar-se a executar atividades que não sejam de sua competência técnica, científica, ética e legal ou que não ofereçam segurança ao profissional, à pessoa, à família e à coletividade é
a) uma responsabilidade.
b) uma proibição.
c) um direito.
d) um dever.
b) uma proibição.
c) um direito.
d) um dever.
03. (EEAR) Permite entre outros, o controle, a eliminação e erradicação das doenças imunopreveníveis, assim como a redução da morbimortalidade por certos agravos, sendo a sua utilização bastante custo efetiva. Essa é a definição de
a) anticoagulante.
b) antibiótico.
c) corticoide.
d) vacina.
b) antibiótico.
c) corticoide.
d) vacina.
04. (EEAR) Registro feito pela equipe de enfermagem no prontuário do cliente referente às condições biopsicossocioespirituais, fatos ocorridos, procedimentos e assistência de enfermagem executados, permitindo a continuidade dos cuidados. Essa é a definição de
a) prescrição de enfermagem.
b) anotação de enfermagem.
c) evolução de enfermagem.
d) sistematização de enfermagem
05. (EEAR) Assinale a opção que se refere ao fármaco empregado na emergência hipertensiva de pacientes diagnosticados com Doença Hipertensiva Específica da Gravidez (DHEG).
a) Naloxone.
b) Flumazenil.
c) Etomidato.
d) Hidralazina.
06. (EEAR) Uma das principais causas do choque cardiogênico é
a) infarto agudo do miocárdio.
b) diabetes mellitus.
c) desidratação.
d) hemorragia.
07. (EEAR) Assinale a alternativa que apresenta corretamente um dos princípios válidos somente para o Sistema Único de Saúde (SUS), utilizando como referência a Lei 8.080/90.
a) Informação ao trabalhador e à sua respectiva entidade sindical e às empresas sobre os riscos de acidentes de trabalho e doença profissional.
b) Participação da normatização, fiscalização e controle dos serviços de saúde do trabalhador nas instituições e empresas públicas e privadas.
c) Preservação da autonomia das pessoas na defesa de sua integridade física e moral.
d) Formulação e execução da política de sangue e seus derivados.
b) Participação da normatização, fiscalização e controle dos serviços de saúde do trabalhador nas instituições e empresas públicas e privadas.
c) Preservação da autonomia das pessoas na defesa de sua integridade física e moral.
d) Formulação e execução da política de sangue e seus derivados.
08. (EEAR) A hipertensão arterial (HA) é condição clínica multifatorial caracterizada por elevação sustentada dos níveis pressóricos. Considera-se HAS em estágio 1 quando:
a) PAS 121 - 139 mmHg e PAD 81-89.
b) PAS 140 - 159 mmHg e PAD 90-99.
c) PAS 150 - 159 mmHg e PAD 80-89.
d) PAS 160 - 179 mmHg e PAD 100-109.
09. (EEAR) A utilização excessiva de opioides evidencia o evento
denominado
a) toxicológico.
b) bacteriológico.
c) cardiológico
d) infeccioso
10. (EEAR) A equipe de saúde deve estar atenta para algumas doenças que são de notificação compulsória, para que se possa ter um controle e rastreamento adequado dessas doenças. Referente ao exposto, assinale a alternativa que corresponde às doenças de notificação compulsória.
a) Violência sexual e violência doméstica.
b) Herpes labial e esquistossomose.
c) Febre amarela e lúpus.
d) Tuberculose e giardíase.
b) Herpes labial e esquistossomose.
c) Febre amarela e lúpus.
d) Tuberculose e giardíase.
11. (EEAR) As traqueostomias têm o objetivo primário de servir comoalte rnativa artificial e segura para a passagem do ar, podendo ser temporárias ou definitivas. Suas indicações incluem a desobstrução de vias aéreas, permissão da ventilação mecânica em substituição aos tubos endotraqueais e higiene brônquica, entre outras. Com base nessa definição, assinale a alternativa incorreta.
a) A colocação da cânula endotraqueal deve ser cuidadosa para que não ocorram lesões ou sangramentos das estruturas locais.
b) As cânulas podem ser metálicas ou de silicone(plástico).
c) As cânulas metálicas dividem-se em três partes: cânula externa, cânula interna e mandril.
d) Em ambiente domiciliar, a preferência deve sempre ser dada às cânulas plásticas, por serem de mais fácil manuseio, facilitarem a higienização e terem menor custo.
12. (EEAR) Consiste na técnica de manipulação dos medicamentos para administrar-se ao paciente. Envolve amplo conhecimento prévio sobre a droga (ações e reações), conferência da prescrição com o
medicamento, realização de cálculos, diluições, completa identificação e escolha de materiais e equipamentos apropriados para a administração. Essa definição refere-se a
a) preparo.
b) dispensação.
c) administração.
d) monitoramento.
13. (EEAR) Segundo a American Heart Association _ Atualização das Diretrizes de RCP (Ressuscitação Cardiopulmonar) 2015, em vítimas adultas de parada cardiorrespiratória (PCR), o correto é que os socorristas apliquem compressões torácicas a uma frequência de:
a) 70 a 100/min.
b) 80 a 100/min.
c) 90 a 120/min
d) 100 a 120/min
14. (EEAR) No mundo, particularmente nos países em desenvolvimento, o rotavírus é uma das mais importantes causas de diarreia grave em crianças menores de cinco anos. Na maioria das vezes, há diarreia com caráter aquoso, aspecto gorduroso e explosivo, além de febre alta.
Assinale a alternativa incorreta com relação à prevenção do rotavírus.
a) Usar sempre a privada, mas, se isso não for possível, enterrar as fezes sempre longe dos cursos de água.
b) Lavar e desinfetar as superfícies, utensílios e equipamentos usados na preparação de alimentos.
c) Administrar a vacina contra rotavírus exclusivamente às crianças maiores de 15 meses.
d) Não utilizar água de riachos, rios, cacimbas ou poços contaminados.
15. (EEAR) Um dos meios/sistemas de administração de oxigênio de alto fluxo utilizados na oxigenoterapia, que possibilita um controle da fração inspirada de O2 (FIO2), fornecida ao paciente, através de válvulas plásticas, de diferentes cores e de acordo com a quantidade de oxigênio, é conhecido como
a) cateter nasal.
b) cateter tipo óculos.
c) máscara de Venturi.
d) máscara com reservatório.
16. (EEAR) Quanto tempo a mesa de instrumental pode ficar montada na sala operatória antes do início do procedimento cirúrgico?
a) Até 55 minutos.
b) Até 45 minutos.
c) Até 60 minutos.
d) Não há definição de tempo, mas deve-se utilizar o material aberto no menor tempo possível.
17. (EEAR) Calcule o gotejamento, para macrogotas, de uma infusão de soro fisiológico a 0,9%, 0,1 L, a ser infundida em 30 minutos, e assinale a alternativa correta.
a) 66 gotas/min.
b) 67 gotas/min.
c) 68 gotas/min.
d) 69 gotas/min.
18. (EEAR) Com relação à notificação compulsória de doenças, analise as assertivas abaixo, colocando V para verdadeiro ou F para falso, e, em seguida, assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) A notificação compulsória é obrigatória para os médicos, outros profissionais de saúde ou responsáveis pelos serviços públicos e privados de saúde, que prestam assistência ao paciente, em conformidade com o art. 8o da Lei no 6.259, de 30 de outubro de 1975.
( ) A notificação compulsória será realizada diante da suspeita ou confirmação de doença ou agravo, observando-se, também, as normas técnicas estabelecidas pela Secretaria de Vigilância Sanitária / Ministério da Saúde - SVS/MS.
( ) A comunicação de doença, agravo ou evento de notificação compulsória à autoridade de saúde competente também será realizada pelos responsáveis por estabelecimentos públicos ou privados educacionais, de cuidado coletivo, além de serviços de hemoterapia, unidades laboratoriais e instituições de pesquisa.
a) V – F – V
b) F – V – F
c) F – F – V
d) V – V – V
19. (EEAR) Em uma unidade de saúde, foram prescritas 60 UI de insulina NPH, a ser administrada via subcutânea, a um paciente diabético. Ao preparar a medicação, no entanto, o profissional de enfermagem notou que não havia seringas próprias para UI, estando disponíveis apenas seringas de 3 ml. Nesse caso, para atender à prescrição, o profissional deve aspirar nessa seringa o volume de insulina NPH correspondente a
a) 0,60 ml.
b) 1,20 ml.
c) 0,06 ml.
d) 0,12 ml.
20. (EEAR) Assinale a alternativa correta, com relação a uma das etapas do processo cirúrgico na qual ocorre a reaproximação das extremidades dos tecidos seccionados ou ressecados com a posterior sutura, com a finalidade de acelerar a cicatrização.
a) Hemostasia.
b) Exerese.
c) Diérese.
d) Síntese.
21. (EEAR) Um paciente está internado na clínica médica e foi prescrito 4 mg de Decadron, mas a farmácia possui a ampola de Decadron de 2,5 ml (4mg/ml). Deve-se aspirar quantos ml desse frasco?
a) 0,5 ml.
b) 1,0 ml.
c) 2,0 ml.
d) 2,5 ml.
22. (EEAR) Para prevenir infecção em paciente com sonda vesical, pode-se citar como um cuidado de enfermagem
a) manutenção de técnica limpa durante o manuseio do sistema de drenagem.
b) desconectar o cateter do tubo para obter amostras de urina.
c) usar luvas de látex estéreis para manipular o coletor.
d) fazer instilação vesical rotineiramente.
23. (EEAR) Doença neuroparalítica grave, não contagiosa, causada pela ação de uma potente toxina produzida por uma bactéria. Ocorre por ingestão de toxinas em alimentos contaminados e que foram produzidos ou conservados de maneira inadequada. Os alimentos mais comumente envolvidos são as conservas vegetais, principalmente as artesanais, entre outros. Essa é a definição de
a) salmonellose.
b) hepatite A.
c) botulismo.
d) cólera.
24. (EEAR) Todos os profissionais envolvidos no sistema de medicamentos têm a responsabilidade de trabalhar em conjunto, para minimizar os danos causados aos pacientes. Com relação às estratégias e barreiras relacionadas à segurança no preparo, administração e monitoramento de medicamentos, assinale a alternativa incorreta.
a) A prescrição médica deve conter identificação completa e legível do paciente, com no mínimo dois identificadores, como nome completo e data de nascimento.
b) A prescrição médica deve conter data e identificação do prescritor com carimbo e assinatura.
c) A prescrição médica deve conter as informações necessárias dos medicamentos, como nome, dosagem, via, horário, frequência e velocidade da infusão.
d) A prescrição médica, no ambiente hospitalar, deve ter período de validade de 12 horas.
25. (EEAR) A febre é uma elevação da temperatura corporal que ultrapassa a variação diária normal. Refere-se a uma resposta defensiva do organismo contra agentes pirogênicos liberados como parte de um processo inflamatório. O melhor termo para a elevação da temperatura corporal a 40,5o C é
a) estado febril.
b) hipertermia.
c) hiperpirexia.
d) febre.
26. (EEAR) Existem materiais sabidamente infectantes e envolvidos na transmissão do HIV. Assim, a exposição a alguns materiais constitui situação na qual a profilaxia pós-exposição está recomendada. Assinale a alternativa incorreta com relação aos materiais que
estão envolvidos com a transmissão do HIV.
a) Sangue, sêmem, fluidos vaginais.
b) Sangue, leite materno, secreções nasais.
c) Líquido amniótico, líquido articular, líquor.
d) Líquido pleural, líquido peritoneal, líquido pericárdico.
27. (EEAR) A vacinação contra febre amarela (VFA - atenuada) é a medida mais importante e eficaz para prevenção e controle da doença. A vacina usada no Brasil é produzida pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e consiste de vírus vivos atenuados da subcepa 17DD, cultivados em embrião de galinha. Com relação a essa assertiva, é correto afirmar que
a) os anticorpos protetores aparecem entre o sétimo e o décimo dia após a aplicação da vacina.
b) a via de administração da vacina contra febre amarela é exclusivamente intramuscular.
c) o esquema vacinal consiste em uma dose única a partir dos 6 meses de idade.
d) o volume da dose aplicada para vacina de febre amarela é de 0,05 ml.
28. (EEAR) O abuso de substâncias psicoativas pode levar a inúmeras consequências prejudiciais à saúde, podendo aumentar a ocorrência de acidentes e violências, comprometimento do desenvolvimento psicossocial, exposição às doenças sexualmente transmissíveis, entre outros. Assinale a alternativa que não contém uma manifestação desse abuso.
a) Síndrome de dependência.
b) Síndrome de abstinência.
c) Síndrome de Turner.
d) Intoxicação aguda.
29. (EEAR) Conforme Portaria Interministerial no 482, de 16 de abril de 1999, assinale a alternativa que apresenta embalagem utilizada na esterilização a óxido de etileno.
a) Papel grau cirúrgico.
b) Caixa metálica.
c) Não tecidos (SMS).
d) Filme.
30. (EEAR) A manifestação clínica típica de dor torácica, usualmente prolongada (> 20 minutos), podendo ser desencadeada por esforço físico, estresse ou ocorrer em repouso, geralmente de forte intensidade, de característica opressiva, em aperto, queimação ou peso, podendo haver irradiação para membros superiores, pescoço, mandíbula e epigástrio, e estar associada a náuseas, vômitos, sudorese e dispneia, que em alguns grupos de pacientes costumam se manifestar de forma atípica e sem dor torácica, especialmente idosos, diabéticos e mulheres, denomina-se
a) infarto agudo do miocárdio.
b) edema agudo de pulmão.
c) trombose venosa profunda.
d) ataque isquêmico transitório.
31. (EEAR) A dispersão da droga pelo organismo, do espaço intravascular para o extravascular, é chamada de:
a) biotransformação.
b) distribuição.
c) metabolismo.
d) absorção.
32. (EEAR) A vacina contra HPV deve ser aplicada via
a) subcutânea.
b) intramuscular.
c) endovenosa.
d) intradérmica.
33. (EEAR) A elevação da glicose no sangue, acompanhada também de altos níveis de açúcar na urina, causando vontade frequente de urinar e, por consequência, aumento da sede, são característicos de
a) hiperglicemia.
b) hipercalemia.
c) hipocalcemia.
d) hipernatremia.
34. (EEAR) O compromisso ético dos profissionais de enfermagem, em especial no que tange ao seu objeto, que é o cuidado humano, deve pautar-se na bioética, como prática de ações permeadas por uma postura crítica e reflexiva, em que pese a dignidade humana, de forma interdisciplinar, transcultural, dialógica e plural. Assinale a alternativa que não apresenta um princípio da bioética.
a) beneficência/não maleficência.
b) autonomia.
c) integralidade.
d) justiça
35. (EEAR) Homem, 52 anos, diabético, está internado na clínica médica e deve receber 20 UI de insulina NPH. Na instituição, está disponível insulina NPH em frasco ampola com 100 UI/ml, mas, tendo em vista que acabou o estoque da seringa de insulina e que deve ser utilizada seringa de 3 ml, quantos ml devem ser administrados?
a) 0,1
b) 0,2
c) 1,0
d) 2,0
36. (EEAR) O método de triagem de vítimas dinâmico e contínuo que permite a classificação das pessoas acidentadas com base nas necessidades de cuidados e chance de sobrevivência, que utiliza cores para categorizar e facilitar a identificação no momento da evacuação médica denomina-se
a) BHTLS.
b) START.
c) ACLS.
d) APH.
37. (EEAR) O diagnóstico da tuberculose deve ser feito a partir de, pelo menos, duas amostras de escarro, sendo a primeira geralmente coletada no momento da consulta, para aproveitar a presença do doente. A segunda amostra deve ser coletada no dia seguinte, preferencialmente ao despertar. Esta geralmente é abundante porque provém das secreções acumuladas na árvore brônquica durante a noite. A unidade de saúde deve ter pessoal capacitado para fornecer informações claras e simples ao paciente sobre a coleta do escarro. Assinale a alternativa que apresenta um procedimento incorreto quanto à coleta do escarro.
a) Entregar o recipiente ao paciente, verificando se a tampa do pote fecha bem e se já está devidamente identificado.
b) Orientar o paciente quanto ao procedimento de coleta.
c) Informar que o pote deve ser tampado e colocado em um saco plástico com a tampa para cima.
d) Na impossibilidade de envio imediato da amostra para o laboratório, a amostra poderá ser conservada em geladeira comum até no máximo dois dias.
38. (EEAR) Segundo Consenso de Diretriz da Sociedade Brasileira de Cardiologia, as etapas em que são identificadas as variáveis de risco associadas a complicações cardíacas, por exemplo, dados da história, do exame físico e de teste diagnósticos, estabelecimento do risco intrínseco associado ao tipo de procedimento e decisão sobre a necessidade de testes para avaliação complementar, compreendem
a) avaliação perioperatória.
b) período transoperatório.
c) período pós-operatório.
d) avaliação inespecífica.
39. (EEAR) O gotejamento de um soro cujo volume total é de 1.080 ml e o tempo de infusão corresponde a 12 h será de
a) 45 gotas/min.
b) 55 gotas/min.
c) 90 microgotas/min.
d) 120 microgotas/min.
40. (EEAR) Diabetes Mellitus (DM) é um importante e crescente problema de saúde para todos os países, independentemente do seu grau de desenvolvimento. Em 2015, a Federação Internacional de Diabetes (International Diabetes Federation, IDF) estimou que 415 milhões de pessoas viviam com diabetes. Com relação às complicações do diabetes e seus resultados, assinale a alternativa correta.
a) Retinopatia, nefropatia, neuropatia, doença coronariana, doença cerebrovascular e pneumocistose.
b) Retinopatia, nefropatia, neuropatia, doença coronariana, doença arterial periférica e Herpes simplex.
c) Retinopatia, nefropatia, neuropatia, doença coronariana, doença cerebrovascular e doença arterial periférica.
d) Retinopatia, nefropatia, neuropatia, doença coronariana, doença cerebrovascular e atrofia dos tecidos que apoiam os folículos.
41. (EEAR) A mensuração da Pressão Venosa Central (PVC) é um método acurado da estimação da pressão de enchimento do ventrículo direito, de grande relevância na interpretação de sua função. Assinale a alternativa que corresponde aos cuidados para obtenção da medida exata da PVC.
a) Fazer todas as leituras com o paciente colocado na mesma posição e o ponto zero calculado da mesma maneira.
b) Certificar-se de que o paciente esteja em decúbito dorsal, não sendo necessário retirar travesseiros e descer a elevação da cama.
c) Obter o eixo flebostático - o ponto zero do manômetro ao nível do primeiro espaço intercostal, que corresponde à linha axilar anterior (LAA).
d) Não é necessário manter o sistema permeável para verificação da pressão venosa central.
42. (EEAR) Baseado na American Heart Association - Atualização das Diretrizes de RCP (Ressuscitação Cardiopulmonar) 2015, com relação ao que fazer no Suporte Básico de Vida (SBV) para obter uma ressuscitação cardiopulmonar (RCP) de alta qualidade para adultos, assinale a alternativa correta.
a) Comprimir a uma profundidade inferior a 2 polegadas (5 cm).
b) Permitir o retorno total do tórax após cada compressão.
c) Interromper as compressões por mais de 10 segundos.
d) Apoiar-se sobre o tórax entre compressões.
43. (EEAR) De acordo com a classificação norte-americana do CDC (Centro de Controle de Doenças), os procedimentos cirurgicos são classificadas por potencial de contaminação em
a) sujo, limpo, contaminado e infectado.
b) estéril, descontaminado, contaminado e infectado.
c) estéril, descontaminado, potencialmente infectado e infectado.
d) limpo, contaminado, potencialmente contaminado e infectado.
44. (EEAR) A OMS faz algumas recomendações a fim de evitar que seja operado o doente ou o local errado. Para tanto, é imprescindível
a) confirmar se o doente tem alguma alergia conhecida e, em caso afirmativo, qual é a alergia.
b) solicitar a todos os presentes na sala de operações que parem e confirmem, verbalmente, o nome do doente, a cirurgia a ser realizada e o local da cirurgia.
c) verificar o risco de o doente perder mais de meio litro de sangue durante a cirurgia, a fim de assegurar o reconhecimento e a preparação para esse evento crítico.
d) verificar se há alguma preocupação específica com o doente, se há risco de instabilidade hemodinâmica e se a esterilização dos instrumentos foi confirmada através de algum indicador.
45. (EEAR) São estruturas de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e as portas de urgência hospitalares, onde, em conjunto com estas, compõem uma rede organizada de atenção às urgências. Com isso ajudam a diminuir as filas nos prontos-socorros dos hospitais, oferecendo estrutura simplificada, com raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação. Essa definição refere-se
a) ao PSF (Programa de Saúde da Famílila)
b) à UPA (Unidade de Pronto Atendimento)
c) à ESF (Estratégia de Saúde da Família)
d) ao NASF (Núcleo de apoio à Saúde da Família)
46. (EEAR) Conjunto de ações que proporciona o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos. Esse é o conceito de vigilância
a) em saúde do trabalhador.
b) da situação de saúde.
c) epidemiológica.
d) sanitária.
47. (EEAR) Assinale a alternativa cujo procedimento não é recomendado pelo Ministério da Saúde em caso de incidente com animal peçonhento.
a) Em acidentes nas extremidades do corpo, retirar acessórios que possam levar à piora do quadro clínico.
b) Informar ao profissional de saúde o máximo possível de características do animal.
c) Manter a vítima em repouso e com o membro acometido elevado até a chegada ao pronto-socorro.
d) Aplicar torniquete ao membro acometido.
48. (EEAR) Todos os recém-nascidos devem receber a vitamina K. O protocolo injetável é muito parecido em todos os países, sendo que alguns recomendam que se dê a injeção no primeiro dia de vida e outros especificam que seja feito na primeira hora de vida. A medida objetiva promover a profilaxia da
a) doença hemorrágica.
b) meningite bacteriana.
c) oftalmia neonatal.
d) doença febril.
49. (EEAR) É considerada uma região segura para injeções intramusculares delimitada pela espinha ilíaca anterossuperior, grande trocanter e crista ilíaca superior, sendo recomendada para administração de medicamentos injetáveis. Trata-se da região
a) vasto lateral da coxa.
b) ventroglútea.
c) dorsoglútea.
d) deltoide.
50. (EEAR) De acordo com o protocolo clínico e as diretrizes terapêuticas, Portaria SAS/MS no 228, de 10 de maio de 2010, doença progressiva que usualmente acarreta incapacidade grave após 10 a 15 anos, tem elevado impacto social e financeiro, particularmente na população mais idosa, e apresenta os sinais e sintomas como bradicinesia, rigidez muscular, tremor de repouso, instabilidade postural não causada por disturbios visuais, vestibulares, cerebelares ou proprioceptivos denomina-se
a) esclerose múltipla.
b) parkinson.
c) alzheimer.
d) huntington.
51. (EEAR) Droga de eleição no choque séptico, neurotransmissor do sistema nervoso simpático, cuja finalidade é elevar a PA em pacientes hipotensos, que não responderam à ressuscitação por volume e a outros inotrópicos menos potentes. Essa é a definição de
a) noradrenalina.
b) nitroglicerina.
c) nipride.
d) narcan.
52. (EEAR) A profilaxia pós-exposição ao HIV (PEP) utiliza medicamentos antirretrovirais que agem evitando a sobrevivência e a multiplicação do vírus no organismo e, por isso, deve ser iniciada o mais rápido possível. É oferecida gratuitamente pelo SUS. Com base nesse fato, a recomendação correta sobre o tempo de início do tratamento com antirretroviral em casos de suspeita de infecção pelo HIV é de preferencialmente nas duas primeiras horas após a exposição ao vírus e no máximo em até
a) 96 horas.
b) 48 horas.
c) 72 horas.
d) 24 horas.
53. (EEAR) Sistema desenvolvido pelo DATASUS em 1998, cujo objetivo centra-se em agregar, armazenar e processar as informações relacionadas à atenção básica, usando como estratégia central a estratégia de saúde da família (ESF). Esse é o conceito do
a) VERSIA - Sistema de Verificação das Informações Ambulatoriais.
b) CADSUS - Sistema de Cadastratamento de Usuários do SUS.
c) SIA - Sistema de Informações Ambulatoriais do SUS.
d) SIAB - Sistema de Informação da Atenção Básica.
54. (EEAR) Segundo guia para uso de hemocomponentes do Ministério da Saúde, publicado em 2015, a transfusão de sangue e hemocomponentes é uma tecnologia relevante na terapêutica moderna. Usada de forma adequada em condições de agravos da saúde, pode salvar vidas e melhorar a saúde dos pacientes. O arsenal terapêutico no suporte hemoterápico não inclui
a) concentrado de hemácias, concentrado de plaquetas, aminoácidos.
b) concentrado de hemácias, concentrado de plaquetas, plasma fresco.
c) crioprecipitado, concentrado de plaquetas, albumina.
d) crioprecipitado, plasma fresco, albumina.
55. (EEAR) A punção lombar é um procedimento realizado em pacientes com afecções neurológicas e infecções meníngeas e tem por finalidade
a) obter material para exame.
b) restabelecer os movimentos respiratórios.
c) diminuir a hipertermia.
d) aliviar edema de membros inferiores.
56. (EEAR) Se os exames do cliente confirmarem hanseníase, todas as pessoas da família deverão ser examinadas e orientadas sobre as formas da doença e ainda deverão tomar a vacina:
a) DPT.
b) SCR.
c) VOP.
d) BCG.
57. (EEAR) Consiste em uma infecção aguda do tecido glandular da mama lactante causada por micro-organismos, sendo a má sucção do bebê a causa mais comum ao desenvolvimento desta. O texto refere-se à:
a) fissuras.
b) mastites.
c) apojaduras.
d) mamas ingurgitadas.
58. (EEAR) Foram prescritos 25mg de um xarope para serem administrados a cada 3h, para aliviar a dor, conforme a necessidade. O xarope está disponível na preparação de 50mg/5ml. Para administrar 25mg, qual a quantidade do xarope utilizada?
a) 1,5ml
b) 4,5ml
c) 2,5ml
d) 3,5ml
59. (EEAR) Foram prescritos 300mg de Ceftriaxona IM a uma criança de 6 anos. O rótulo do frasco da Ceftriaxona informa que há 500mg/2,5ml. Será correta a administração da seguinte dose:
a) 2ml.
b) 1,5ml.
c) 2,25ml.
d) 1,25ml.
60. (EEAR) A dor epigástrica ou periumbilical vaga que progride para a dor no quadrante inferior direito, habitualmente acompanhada de febre baixa, náuseas, perda do apetite e, algumas vezes, vômitos, são manifestações clínicas de:
a) peritonite.
b) apendicite.
c) diverticulite.
d) doença inflamatória intestinal.
01 - B | 02 - C | 03 - D | 04 - B | 05 - D | 06 - A | 07 - C| 08 - B | 09 - A | 10 - A | 11 - D| 12 - A| 13 - D | 14 - C | 15 - C | 16 - D| 17 - B| 18 - D| 19 - A| 20 - D| 21 - B | 22 - A| 23 - C| 24 - D | 25 - C | 26 - B| 27 - A| 28 - C| 29 - A| 30 - A | 31 - B| 32 - B| 33 - A| 34 - C| 35 - B | 36 - B| 37 - D| 38 - A| 39 - C| 40 - C| 41 - A| 42 - B| 43 - D| 44 - B| 45 - B| 46 - C| 47 - D| 48 - A| 49 - B| 50 - B| 51 - A| 52 - C| 53 - D| 54 - A| 55 - A| 56 - D| 57 - B| 58 - C| 59 - B| 60 - B
Nenhum comentário:
Postar um comentário