Pesquisar este blog

Muito obrigado por nos visitar! Seja nosso parceiro!

Gostaríamos que você nos visitasse mais vezes e que deixasse seus comentários sobre as questões e assuntos do blog. Também gostaríamos de solicitar a você, caro visitante, caso veja alguma questão que você não concorde com o gabarito poderá utilizar-se da caixa de comentários para deixar a resposta que acha ser correta. Assim, todos nós estaremos melhorando este espaço para novos visitantes.

(EEAR EAGS/2020) - QUESTÃO

 Leia: 
 A inocência sempre brincou nas peraltices dos cães, mas, em cada animal, ela se funde com um temperamento individual. Quando chego à minha casa, Vilma salta e rodopia, querendo ser a primeira a receber atenção. Ciça, embora seja mais discreta, não dispensa a sua cota de carinho. Rose, serelepe e incansável, pula tanto que fica esbaforida. Por último, Ruth, pura meiguice, achega-se na periferia do bando e aguarda o momento dos afagos.
No texto acima, não há oração subordinada adverbial na frase referente a 
a) Vilma. 
b) Ciça. 
c) Rose. 
d) Ruth. 



Na frase de Vilma, temos a oração adverbial temporal Quando chego à minha casa. Na frase de Ciça, temos a oração adverbial concessiva embora seja mais discreta. Na de Rose, há a oração adverbial consecutiva que fica esbaforida. Já na de Ruth há somente orações coordenadas: achega-se na periferia do bando (coordenada assindética); e aguarda o momento dos afagos (coordenada sindética aditiva).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós! Obrigado!