Leia:
I. “ As derrotadas e as frustrações são amargas”.
II. “ O rio tinha entrado em agonia, após tantos meses sem chuva”.
III. “ As crianças cresceram, no devagar depressa do tempo“.
IV. “ Maria Joaquina completava quinze primaveras”.
As figuras de linguagem encontradas nos textos acima são, respectivamente,
a) metáfora, metonímia, paradoxo e prosopopeia.
b) antítese, prosopopeia, metáfora e metonímia.
c) metonímia, metáfora, prosopopeia e antítese.
d) metáfora, prosopopeia, paradoxo e metonímia.
I. Metáfora: comparação abstrata/ conotativa entre os elementos “derrotas” e “frustrações”, afirmando-as de que seriam amargas.
II. Prosopopeia: personificação do termo “rio”, a partir da ideia de que se está entrando “em agonia”, processo este que representa uma ação humana.
III. Paradoxo: aproximação dos termos “devagar” e “depressa” que são contrários e opostos semanticamente dentro da oração. IV. metonímia: A relação existente entre “primaveras” com a ideia de “anos” ou “idade”, em especial na relação da parte (primaveras) com um todo (idade de anos). Logo, expressa-se uma substituição de uma palavra por outra, quando ambas, de fato, estabelecem relação de proximidade semântica.
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