Leia:
“As tecnologias podem ser 'engenheiradas', transformando-se
em produtos de mercado, mas o conhecimento que as originou é
uma conquista da humanidade e, portanto, um bem público
universal, como é o caso, por exemplo, das atividades do
Instituto Politécnico de Zurique, de onde saiu Albert Einstein, e
do Laboratório Cavendish da Universidade de Cambridje, onde
se realizavam os experimentos que levaram a descobertas
fundamentais da Física (...)”.
Os termos destacados no texto acima são, respectivamente,
a) objeto direto, objeto direto, objeto indireto, aposto, adjunto
adnominal e complemento nominal.
b) objeto direto, objeto indireto, sujeito, sujeito, complemento
nominal e objeto indireto.
c) sujeito, sujeito, objeto direto, sujeito, adjunto adnominal e
objeto indireto.
d) sujeito, objeto direto, objeto direto, vocativo, complemento
nominal e objeto indireto.
Os termos em destaque no texto do enunciado são,
respectivamente, sujeito (o conhecimento é uma conquista da
humanidade); sujeito e objeto direto, respectivamente (que [= o
conhecimento] originou-as [pronome oblíquo que se emprega
como objeto direto = as descobertas); sujeito (Albert Einstein
saiu do Instituto Politécnico de Zurique); adjunto adnominal
(laboratório Cavendish da Universidade — locução adjetiva que
caracteriza o substantivo universidade sem intermediação de um
verbo); objeto indireto (os experimentos levaram a
descobertas — o verbo levar na acepção de conduzir é transitivo
indireto.
Sendo assim, as demais alternativas estão incorretas, pois não
condizem com a sintaxe dos termos do texto.
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