Pesquisar este blog

Muito obrigado por nos visitar! Seja nosso parceiro!

Gostaríamos que você nos visitasse mais vezes e que deixasse seus comentários sobre as questões e assuntos do blog. Também gostaríamos de solicitar a você, caro visitante, caso veja alguma questão que você não concorde com o gabarito poderá utilizar-se da caixa de comentários para deixar a resposta que acha ser correta. Assim, todos nós estaremos melhorando este espaço para novos visitantes.

(EEAR CFS 2/2018) - QUESTÃO

 Assinale a alternativa em que não há predicado verbo-nominal.

a) Elas admiravam as encantadas luzes da Cidade Eterna. 
b) Elas admiravam as luzes da Cidade Eterna encantadas. 
c) Encantadas, elas admiravam as luzes da Cidade Eterna. 
d) Elas admiravam, encantadas, as luzes da Cidade Eterna. 



O predicado verbo-nominal é aquele que apresenta dois núcleos: o verbo, que indica a ação praticada pelo sujeito, e o predicativo, que indica o estado do sujeito ou do objeto a que se refere. 

Nas orações de predicado verbo-nominal, o predicativo pode estar invertido ou intercalado, caso em que se faz necessário o uso da(s) vírgula(s) para isolá-lo. 

As alternativas B, C e D estão de acordo com o que se expôs a respeito de predicado verbo-nominal: há um sujeito que pratica uma ação especificada pelo verbo admirar: elas (sujeito) admiram as luzes da Cidade Eterna (objeto direto). Ocorre que há, na mesma frase, a indicação do estado do sujeito: elas [estão] admiradas, de modo que encantadas classifica-se como predicativo do sujeito que, em C e em D, está invertido e intercalado, respectivamente. 

Já em A, o adjetivo encantadas torna-se adjunto adnominal anteposto ao núcleo do objeto direto (luzes), havendo, nessa situação, predicado verbal somente: elas admiram (VTD) as encantadas (adjunto adnominal) luzes (núcleo do objeto direto) da Cidade Eterna. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós! Obrigado!