Um sistema de freio é composto de uma tubulação na
horizontal preenchida com um fluido homogêneo e incompressível.
Nesse sistema, em uma das extremidades está um êmbolo com
seção transversal de diâmetro D1 e, na outra extremidade, outro
êmbolo com seção transversal de diâmetro D2. Uma força de
módulo F1 aplicada pelo motorista sobre a seção de diâmetro D1,
resulta em outra força, maior e de módulo F2 aplicada sobre a
seção de diâmetro D2. O sistema de freio não possui vazamentos e
funciona a uma temperatura em que não há formação de bolhas no
fluido. Logo, considerando o instante inicial em que F1 é aplicada
e o fluido ainda em repouso, para que o sistema de freio funcione
como descrito pode-se afirmar corretamente que
a) D1 deve ser menor do que D2.
b) D2 deve ser menor do que D1.
c) os dois êmbolos devem ter o mesmo diâmetro.
d) o acréscimo de pressão sobre cada êmbolo é diferente.
De acordo com a Lei de Pascal, qualquer variação de pressão
que ocorra em um ponto de um líquido em repouso será
integralmente transmitida para todos os outros pontos. Logo a
alternativa D está incorreta. Além disso, pode-se dizer que
e, portanto, para que a força sobre a seção de diâmetro D2 seja
maior, para uma mesma variação de pressão, é necessário que o
diâmetro D2 seja maior.
Nenhum comentário:
Postar um comentário