Pesquisar este blog

Muito obrigado por nos visitar! Seja nosso parceiro!

Gostaríamos que você nos visitasse mais vezes e que deixasse seus comentários sobre as questões e assuntos do blog. Também gostaríamos de solicitar a você, caro visitante, caso veja alguma questão que você não concorde com o gabarito poderá utilizar-se da caixa de comentários para deixar a resposta que acha ser correta. Assim, todos nós estaremos melhorando este espaço para novos visitantes.

(EEAR CFS 2/2019) - QUESTÃO

 Leia:
“Num tempo/ Página infeliz da nossa história/ Passagem desbotada na memória/ Das nossas novas gerações/ Dormia/ A nossa pátria mãe tão distraída/ Sem perceber que era subtraída/ Em tenebrosas transações”
O poema acima, de Chico Buarque, que não apresenta nenhuma pontuação, foi reescrito nas alternativas abaixo, em forma de prosa, com o acréscimo de pontuação. Assinale a alternativa que faz uso correto dos sinais de pontuação.
a) Num tempo, página infeliz da nossa história, passagem desbotada na memória, das nossas novas gerações. Dormia a nossa pátria mãe, tão distraída, sem perceber que era subtraída em tenebrosas transações. 
b) Num tempo, página infeliz da nossa história, passagem desbotada na memória, das nossas novas gerações, dormia a nossa pátria mãe tão distraída. Sem perceber que era subtraída em tenebrosas transações. 
c) Num tempo, página infeliz da nossa história. Passagem desbotada na memória das nossas novas gerações. Dormia a nossa pátria mãe tão distraída sem perceber, que era subtraída em tenebrosas transações. 
d) Num tempo, página infeliz da nossa história, passagem desbotada na memória das nossas novas gerações, dormia a nossa pátria mãe tão distraída sem perceber que era subtraída em tenebrosas transações.  



No texto todo, os seguintes termos podem ser pontuados com vírgulas: página infeliz da nossa história e passagem desbotada na memória das nossas novas gerações — em razão de serem eles apostos explicativos de num tempo, que, por sua vez, se classifica como adjunto adverbial de tempo (termo acessório), classifica como adjunto adverbial de tempo (termo acessório), introduzindo uma oração; desse modo, depois da colocação dos apostos já mencionados, ou de um deles, não há como se utilizar ponto final, conforme acontece nas alternativas A e C, porque não se forma uma oração completa em seus termos, com sujeito e predicado.
Também não há como separar com vírgula a sequência memória das nossas novas gerações, como se vê nas alternativas A e B, já que das nossas novas gerações é adjunto adnominal ligado ao substantivo de valor absoluto memória.
Da mesma forma, não há por que separar com vírgulas o predicativo do sujeito tão distraída, como ocorre na alternativa A, ligado ao sujeito nossa pátria mãe. Na oração existe predicado verbo-nominal, e o predicativo do sujeito não está invertido ou intercalado, situações que permitiriam o uso de vírgula; há a inversão entre sujeito e verbo, o que não afeta o predicativo. Na ordem direta, haveria o seguinte: a nossa pátria mãe dormia tão distraída.
Há que se considerar, ainda, que a oração sem perceber que era subtraída em tenebrosas transações não pode ser separada da anterior por ponto final, como acontece na alternativa B. Trata-se de uma oração reduzida de infinitivo que, uma vez desenvolvida, se transformaria em oração subordinada adverbial consecutiva (portanto, equivalente a um termo da oração): dormia a nossa pátria mãe tão distraída que não percebia que era subtraída em tenebrosas transações
Em razão do exposto, conclui-se que a única alternativa com a pontuação correta é a D.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós! Obrigado!