Pesquisar este blog

Muito obrigado por nos visitar! Seja nosso parceiro!

Gostaríamos que você nos visitasse mais vezes e que deixasse seus comentários sobre as questões e assuntos do blog. Também gostaríamos de solicitar a você, caro visitante, caso veja alguma questão que você não concorde com o gabarito poderá utilizar-se da caixa de comentários para deixar a resposta que acha ser correta. Assim, todos nós estaremos melhorando este espaço para novos visitantes. SUA PARTICIPAÇÃO É MUITO IMPORTANTE PARA NÓS!

(EEAR CFS 1/2018) - QUESTÃO

 E lá estão elas novamente, as quatro cachorrinhas amáveis. Rose, a mais serelepe, sempre chama as outras para brincar. Ruth, latindo desaforos, prefere uma boa corrida pelo gramado ao marasmo de um sono tranquilo. Ciça, no aconchego próprio da idade que avança, obedece o chamado de sua caminha e lá se vai deitar com o olhar lânguido da indiferença. Já Vilma é mais pacata e aspira ao sossego das tardes quentes com que o verão nos presenteia.

Está com a regência verbal incorreta o verbo referente a 
a) Rose. 
b) Ruth. 
c) Ciça. 
d) Vilma



Os verbos constantes no texto apresentam regência bem definida e consensual entre os gramáticos. Chamar no sentido de convocar, que é o que ocorre no texto, é sempre transitivo direto. Preferir pede dois complementos, sendo o objeto indireto regido da preposição a. Aspirar no sentido de desejar, sentido evidente no texto, é sempre transitivo indireto com a preposição a. Todos esses verbos estão, portanto, com a regência correta. Já o verbo obedecer pede sempre a preposição a, que não consta na frase apresentada. Assim, o único verbo com regência incorreta é o referente a Ciça.

CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa. 48 ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008, p. 492 a 506.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós! Obrigado!