Pesquisar este blog

Muito obrigado por nos visitar! Seja nosso parceiro!

Gostaríamos que você nos visitasse mais vezes e que deixasse seus comentários sobre as questões e assuntos do blog. Também gostaríamos de solicitar a você, caro visitante, caso veja alguma questão que você não concorde com o gabarito poderá utilizar-se da caixa de comentários para deixar a resposta que acha ser correta. Assim, todos nós estaremos melhorando este espaço para novos visitantes.

(EEAR EAGS/2020) - QUESTÃO

Considerando a norma culta da língua, assinale a alternativa em que não há erro de colocação pronominal. 
 a) Nunca esqueceu-se de mim. Sempre me enviava um presente no meu aniversário. Esqueceu-se uma vez de enviá-lo e jamais se perdoou por isso. 
 b) Nunca se esqueceu de mim. Sempre enviava-me um presente no meu aniversário. Esqueceu-se uma vez de enviá-lo e jamais perdoou-se por isso. 
 c) Nunca se esqueceu de mim. Sempre me enviava um presente no meu aniversário. Esqueceu-se uma vez de enviá-lo e jamais se perdoou por isso. 
 d) Nunca se esqueceu de mim. Sempre me enviava um presente no meu aniversário. Se esqueceu uma vez de enviá-lo e jamais se perdoou por isso.



Em relação ao verbo, o pronome átono pode estar: enclítico, isto é, depois dele; proclítico, isto é, antes dele; mesoclítico, ou seja, no meio dele. 
 Ocorre a próclise nas orações que contêm uma palavra negativa quando entre ela e o verbo não há pausa: “Nunca se esqueceu”, “jamais se perdoou”. Também ocorre próclise quando o verbo vem antecedido de certos advérbios ou expressões adverbiais e não há pausa que os separe. “Sempre me enviava um presente”. 
 Os pronomes átonos estarão em ênclise nos períodos iniciados pelo verbo, pois, na língua culta, não se abre frase com o pronome oblíquo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário